15/03/2023 - 17:50 | última atualização em 16/03/2023 - 23:56

COMPARTILHE

OABRJ e Polícia Civil voltam a discutir medidas para combater golpes usando dados de advogados

Presidente da Comissão de Prerrogativas levou tema à chefe do Gabinete nesta quarta-feira

Felipe Benjamin



Os golpes aplicados contra advogados e seus clientes por estelionatários continuam a preocupar a Comissão de Prerrogativas da OABRJ. Nesta quarta-feira, dia 15, o presidente da comissão, Marcello Oliveira, reuniu-se com a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Polícia Civil, Renata Teixeira de Assis, e o assistente técnico da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO), Flávio Porto, para tratar do tema.

Marcello apresentou à dupla informações coletadas sobre os casos envolvendo estelionatários e falou sobre a reunião realizada em fevereiro com o titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil, Pablo Sartori.


"As mensagens enviadas aos clientes normalmente têm um número de telefone no qual uma pessoa realmente atende, fazendo-se passar pelo advogado, e instrui clientes a fazerem depósitos em contas bancárias específicas", afirmou Marcello. "Esses golpes têm atingido advogados de diferentes áreas, de maneira generalizada. É importante que as investigações busquem mapear essas ações para que cheguemos aos responsáveis por essas fraudes".



Os representantes da Polícia Civil afirmaram que pretendem intensificar as investigações e falaram sobre a parceria com a OABRJ.

"A Polícia Civil tem a Ordem como uma parceira institucional e, mais uma vez, trabalhará da melhor forma possível para combater essas fraudes", afirmou Renata. 

O presidente da Comissão de Prerrogativas e os representantes da Polícia Civil também destacaram a necessidade de confirmar a identidade dos advogados após o recebimento de cobranças suspeitas, de preferência por meio de chamadas de vídeo ou visitas presenciais.

Abrir WhatsApp