25/11/2020 - 16:43 | última atualização em 26/11/2020 - 17:10

OABRJ pede à PF observância a prerrogativas da advocacia em operações

Clara Passi

Diante da informação de que agentes da Polícia Federal se recusaram a fornecer a representantes da OABRJ cópia do mandado judicial que embasou operações recentes do órgão em desfavor de advogados e de que a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em escritórios de advocacia sem a presença de um representante da Ordem, a Seccional buscou o órgão para pedir respeito aos direitos da classe inscritos no Estatuto da Advocacia  (Lei 8.906/1994).

O coordenador da Comissão de Prerrogativas junto à Polícia Federal, Marcell Nascimento, e o delegado de Prerrogativas Waldemar Bezerra representaram a OABRJ numa reunião com o titular da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DRCOR) João Paulo Garrido nesta quarta-feira, dia 25, na sede da PF, na Praça Mauá.

“A Ordem atua como fiscal nas operações para garantir as prerrogativas da classe. Embora os incidentes registrados tenham sido pontuais, resolvemos buscar a PF para reforçar o que diz o Estatuto da Advocacia”, contou Nascimento.

“O delegado que nos recebeu coordena as operações policiais locais. Ele também atuou como advogado, então foi ainda mais receptivo aos pleitos da Ordem. Disse que levaria os casos em que houve violações aos superiores e à corregedoria e que orientaria as equipes operacionais para evitar novos incidentes".

Da esquerda para a direita: Marcell Nascimento, Waldemar Bezerra e João Paulo Garrido