08/01/2016 - 19:01 | última atualização em 13/01/2016 - 13:22

OAB/RJ pede dispensa do terno para advogados no TJ e TRF

redação da Tribuna do Advogado

Em função do calor intenso do verão, a OAB/RJ enviou nesta sexta-feira, dia 8, ofícios ao Tribunal de Justiça (TJ) e ao Tribunal Regional Federal (TRF) pedindo a dispensa da obrigatoriedade do uso do paletó e gravata nas dependências dos fóruns até o término da estação.

Nos documentos, a Seccional frisa que, como nos outros anos, esse é um pedido dos advogados que sofrem com as altas temperaturas, por vezes superiores a 40º C e com sensação térmica de até 50º em algumas regiões do estado.

A solicitação ressalta que a situação, somada à rotina estressante da vida forense, pode trazer complicações à saúde, como problemas na pressão arterial e desidratação, por exemplo.

Em 2015, após o TJ somente liberar os advogados do uso do terno para despachar e transitar nas dependências do 1º grau de jurisdição, a OAB/RJ foi ao Conselho Nacional de Justiça para pedir a ampliação para todas as audiências, despachos e sessões realizadas nos tribunais do país. Na ocasião, foi obtida uma liminar que enfim garantiu que todas as cortes abdicassem da obrigatoriedade do traje até o dia 30 de março daquele ano.