26/07/2021 - 16:01 | última atualização em 30/07/2021 - 14:40

OABRJ pede ao TRT1 ampliação da sala no Fórum de Nova Iguaçu

Projeto já estava aprovado, mas as obras ainda não foram liberadas em razão da pandemia

Jornalismo OABRJ

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 26, na sede do Tribunal Regional do Trabalho, representantes da OABRJ pediram à presidente da corte, desembargadora Edith Tourinho, a liberação do início das obras de ampliação da Sala da Advocacia no Fórum de Nova Iguaçu. A reforma, que será toda financiada pela Ordem, não saiu do papel por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia de Covid-19. Com o fechamento dos prédios do tribunal trabalhista, os funcionários da OAB não estão autorizados a ingressar no local.

Responsável por atender advogados e advogadas de Nova Iguaçu, Mesquita e Belford Roxo, a sala atual não acomoda mais a demanda da classe. Presidente da subseção, Hilário Franklin detalhou algumas das melhorias que serão feitas no espaço:

"Com a ampliação, vamos conseguir instalar mais computadores na Central de Peticionamento Eletrônico e aumentar, também, a quantidade de escritórios digitais [salas equipadas para a realização de audiências virtuais e reuniões com clientes]. São demandas antigas da advocacia e que se tornaram ainda mais urgentes com a virtualização total da Justiça. O novo espaço trará mais dignidade e conforto aos colegas".

Secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão representou a Diretoria da Seccional no encontro. Segundo ele, com o impacto da pandemia na advocacia, o compromisso da OAB de levar melhores condições de trabalho para a classe se tornou ainda mais urgente. "Esperamos que a reforma seja liberada o mais rápido possível, para que no retorno ao funcionamento pleno do tribunal essa sala esteja pronta para receber os colegas", assinalou.

Os presidentes da Caarj e do Sindicato da Advocacia do Rio de Janeiro, Ricardo Menezes e Cláudio Goulart, respectivamente, também participaram da reunião. Pelo tribunal, estiveram presentes a secretária-geral da presidência, Cleyde Guerra Aguiar, e o diretor da Secretaria de Administração de Contratos, Leonardo do Nascimento Lopes dos Santos.

A OAB/Nova Iguaçu, além do presidente Hilário Franklin, foi representada pelo vice, Antonio de Padua Won-Held Goncalves de Freitas; pelo conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Cláudio Martins; pelo presidente e vice da Comissão da Justiça do Trabalho, Felipe Adolfo Valentim e Alexander Teixeira dos Santos; e pelos ex-presidentes da subseção Julio Cesar da Silva e Adenor Natividade Costa.