17/11/2022 - 19:41 | última atualização em 17/11/2022 - 22:30

COMPARTILHE

OABRJ pede ao TRT prioridade na expedição de mandados de pagamento

Crise dos alvarás da Justiça do Trabalho também foi pauta de encontro realizado nesta quinta

Eduardo Sarmento

(da esq. para a dir.) Juiz auxiliar da Corregedoria do TRT Marcelo Segal; presidente da OAB/Rio Bonito, Karen Figueiredo; vice-presidente da CJT da OABRJ, Anna Borba; vice-diretor no âmbito trabalhista de Valorização da Advocacia da OABRJ, Alexandre Bastos; vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; e Corregedor do TRT1, Jorge da Fonte


Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 17, no Tribunal Regional da 1ª Região, uma comitiva da OABRJ solicitou ao corregedor da corte, Jorge da Fonte, que o tribunal priorize a expedição de mandados de pagamento até o início do recesso forense, em 20 de dezembro. De acordo com a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, o corregedor "se mostrou sensível ao pleito da advocacia" e deve emitir recomendação neste sentido durante a próxima semana.

O grupo capitaneado por Basilio contou ainda com a vice-presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da Seccional, Anna Borba; o vice-diretor de Valorização da Advocacia no âmbito trabalhista, Alexandre Bastos; e a presidente da OAB/Rio Bonito, Karen Figueiredo.

Durante o encontro, foi abordada, também, a crise relacionada à fraude em certificados digitais usados pelo TRT1, o que levou à paralisação do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF) e do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ) desde sexta-feira, dia 11.

O tribunal manteve para a próxima segunda-feira, dia 21, a previsão de restabelecimento dos sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos. Contudo, Anna Borba reforçou as orientações para a advocacia até a normalização dos serviços, como a realização dos depósitos judiciais diretamente nos sites da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (veja o passo a passo) e a checagem de quantos e quais tokens cada advogado e advogada tem emitidos, o que pode ser feito no endereço meucertificado.iti.gov.br.

Basilio lembrou, também, que a Seccional está com uma força-tarefa operante para auxiliar aqueles impactados pelos problemas e pediu atenção aos colegas: "apesar da crise, os prazos para os depósitos não foram suspensos pelo tribunal, estamos com o time reforçado para ajudar no que for preciso".

Abrir WhatsApp