29/09/2022 - 16:06 | última atualização em 30/09/2022 - 19:21

COMPARTILHE

OABRJ participou da apresentação do novo Painel do Advogado do TRT1

Atualização do sistema PJe passará a funcionar no estado em outubro

Felipe Benjamin


O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) apresentou na manhã desta quinta-feira, 29, o novo Painel do Advogado no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). A apresentação contou com a presença do desembargador José Luis Campos Xavier, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e do Comitê Regional do PJe do TRT1; da presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OABRJ, Érica Pereira Santos; da coordenadora da Comissão de Prerrogativas junto à Justiça do Trabalho, Clarissa Costa; do presidente da Comissão de Relações Institucionais e diretor de Comunicação da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro; e da secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre, que ocupa também a Presidência da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat).

Veja o novo Manual do Advogado - PJe 2.0

Veja a área de treinamento do novo portal


"Fizemos alterações no Painel, trazendo-o para a mais nova arquitetura do PJe, que já é usada por todos os servidores dos tribunais, conhecida como KZ", afirmou o assessor de Sistemas Jurídicos do TRT1, Rogério Silva Carneiro.

"Temos listagens com os processos dos advogados repletas de informações e uma aba somente para processos arquivados, separada do acervo geral, o que é um pleito antigo da advocacia. O sistema também conta com uma seção na qual poderão ser analisadas as audiências que aquele advogado tem, para a data que ele desejar, e que podem ser incluídos vários advogados na solicitação de habilitação, outro pedido antigo. A instalação no Rio de Janeiro deve acontecer entre os dias 8 e 9 de outubro, e no dia 10 ele já deve estar funcionando plenamente".


Vice-presidente da Acat, Rodrigo Estrella comentou a apresentação do novo painel, lembrando as dificuldades enfrentadas pelos advogados no uso do PJe no passado.  

"O Painel do Advogado é uma roupagem diferente para o velho sistema, apresentando algumas inovações que poderão auxiliar os advogados como, por exemplo,  o cadastro de mais de um responsável pelo processo, vinculação de mídia diretamente no PJe e a visualização de peças processuais por assuntos", afirmou Estrella.

"Houve, contudo, a exclusão de outras funcionalidades utilizadas como a pesquisa pelo nome da parte, pesquisa da pauta de audiências, dentre outras. Como haverá uma sensível alteração no layout do sistema, o advogado certamente levará mais tempo para cumprir suas tarefas nesse primeiro momento de adaptação, sendo certo que as entidades estarão atentas à perfeita funcionalidade do PJe, diante do histórico de problemas quando da implementação de novas versões, e, caso seja necessário, oficiarão o Tribunal Regional do Trabalho para preservar os prazos em curso".

A presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OABRJ, Érica Pereira Santos, afirmou que as subseções da OABRJ - juntamente com a Acat, a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) e o Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati) - receberão instruções de uso do novo painel por meio de uma palestra transmitida pela plataforma virtual Zoom, no dia 6 de outubro.

Já a a coordenadora da Comissão de Prerrogativas da OABRJ junto à Justiça do Trabalho, Clarissa Costa, destacou as funcionalidades reivindicadas pelos representantes do comitê gestor, e ressaltou que ainda são necessárias novas melhorias para que a advocacia possa ser atendida.

"A OABRJ acompanhará a evolução das novas ferramentas", afirmou Clarissa. "Para os que encontrarem dificuldade no manuseio da nova versão, o layout anterior permanecerá disponível na mesma aba".



"Essa versão nova do PJe facilita muito o trabalho dos advogados, pois trata-se de uma plataforma mais amistosa, mais fácil de interagir, e que agrega muitas funcionalidades que eram pedidas pelos advogados e que não haviam entrado no sistema ainda", afirmou José Luiz Xavier.

"Com essa versão nova , trazemos para o PJe coisas que a advocacia precisava e que irão otimizar o tempo dos profissionais uma vez que será mais simples trabalhar no sistema".

Abrir WhatsApp