13/06/2022 - 19:27 | última atualização em 14/06/2022 - 13:15

OABRJ participa de série de homenagens ao ministro Gilmar Mendes

Magistrado recebeu Medalha Evandro Lins e Silva das mãos do presidente Luciano Bandeira

Felipe Benjamin

A OABRJ foi representada por seu presidente, Luciano Bandeira, na cerimônia em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta segunda-feira, dia 14. Luciano entregou a Medalha Evandro Lins e Silva ao ministro, que celebra este ano duas décadas de atuação na mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro.

"Assim como fez Evandro Lins e Silva, o ministro Gilmar Mendes tem tido uma postura destacada no Supremo Tribunal Federal em defesa de elementos fundamentais que fazem com que a Ordem lhe outorgue esta comenda", afirmou o presidente da Seccional. "Primeiro, na defesa da democracia brasileira, na sua coragem em suas decisões, inabalável em seu conhecimento, cultura jurídica, e convicção do compromisso determinante com a democracia brasileira. Além disso, com especial agradecimento da advocacia, pela firmeza na defesa das prerrogativas e do exercício profissional de advogados e advogadas, essencial para a democracia brasileira. É por isso que a Ordem oferece hoje esta singela homenagem à Vossa Excelência".

"Evandro Lins e Silva também foi ministro do Supremo Tribunal Federal, afastado pelo Ato Institucional 5, e posteriormente aposentado pelo Ato Institucional 6", destacou Luciano. "Mesmo defendendo com firmeza o seu entendimento, sua vontade e a democracia brasileira, o ministro Evandro não teve a possibilidade de continuar com sua atividade jurisdicional no STF. Ainda bem que hoje, em tempos de democracia, nós temos e continuaremos tendo por muito tempo o ministro Gilmar Mendes defendendo o Estado democrático".

A homenagem contou ainda com um vídeo gravado pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que se disse feliz com o desempenho de Gilmar no STF nos últimos 20 anos e destacou a coragem do ministro. Após as honrarias, o magistrado ministrou uma Aula Magna aos 52 juízes aprovados no XLVIII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira.

O comando da cerimônia ficou a cargo dos desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ.  Compuseram a mesa da cerimônia o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano; o vereador e presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado.

Também participaram da homenagem o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Pereira Martins; o procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Oliveira Matos de Souza; o desembargador e ex-presidente do TJRJ e do TRE-RJ, Luiz Zveiter; a juíza Renata Gil de Alcantara Videira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; a juíza Eunice Bitencourt Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), e o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Município, Luiz Antônio Guaraná.

O general do Exército André Luis Novaes Miranda, do Comando Militar do Leste, e a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) não puderam estar presentes e foram representados, respectivamente, pelo general Lima Gil e pelo vice-presidente do Conselho Consultivo da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Além da Medalha Evandro Lins e Silva, o ministro Gilmar Mendes recebeu ainda a Medalha Tiradentes, entregue por André Ceciliano; o título de cidadão carioca, oferecido por Carlo Caiado e Eduardo Paes, e o título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro, entregue pelo governador Cláudio Castro.