19/05/2023 - 17:32 | última atualização em 19/05/2023 - 20:12

COMPARTILHE

OABRJ participa de seminário no TRT1 sobre assédio sexual contra jovens

Vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio participou da abertura do encontro

Yan Ney com informações da Assessoria do TRT1



O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) sediou nesta sexta-feira, dia 19, a palestra “Exploração sexual infantil e o prejuízo à sociedade”, promovida pelo Programa Gestor de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem junto com a Escola Judicial do regional fluminense. O objetivo do encontro foi conscientizar a população sobre as infelizes situações rotineiras no país: abuso e assédio contra crianças e adolescentes.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, participou da abertura do evento, falou sobre a importância desta pauta e desejou que ela não se restrinja ao debate, "mas sirva de impulso para ações no dia-dia."

“Essa temática não pode se restringir apenas ao mundo teórico e jurídico, tem que ser base para ações práticas. É um assunto de enorme importância, mas precisa estar presente no dia-dia da população para gerar uma conscientização em torno da exploração sexual de menores”, afirmou.



Além de Ana Tereza Basilio, a mesa de abertura contou com a presença do coordenador da Escola Judicial do regional fluminense, Fábio Gomes; do vice-presidente do TRT1, Roque Lucarelli; da procuradora do MPT/RJ, Dulce Martini Torzecki; e do gestor de 2º grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-1, José Luis Campos Xavier.

Dulce Martini Torzecki citou que os maiores responsáveis pelos casos de abuso sexual, muitas vezes, estão no ambiente familiar das vítimas. A procuradora também abordou um cenário que não é tão comentado: as agências de viagens, empresas de turismo e hotéis que também funcionam como aliciadores sexuais infantis.

Ao longo do dia, o evento recebeu profissionais de diferentes áreas, como a delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin, que falou sobre a exploração de pornografia infantil. De acordo com ela, o Brasil é o país que mais exporta esse conteúdo para o mundo. “Estamos aqui para alcançar o maior número possível de pessoas. Essas crianças e jovens são seres humanos, e não objetos de desejo”, completou.

Abrir WhatsApp