27/05/2024 - 13:23 | última atualização em 28/05/2024 - 18:34

OABRJ participa da semana de correições nas serventias da Justiça Federal

Saiba como fazer suas reclamações, sugestões ou dúvidas chegarem ao TRF2 por meio da Comissão de Justiça Federal e da Corregedoria da Seccional

Biah Santiago

A OABRJ, por meio da Corregedoria e da Comissão da Justiça Federal, participou, de segunda a sexta-feira, dias 20 a 24 de maio, da Semana de Inspeção Ordinária Unificada nas serventias federais promovida pela Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

A semana de correições tem como propósito fiscalizar o trabalho, apurar eventuais infrações éticas e sugerir melhorias para a atuação de advogados e advogadas do estado na Justiça Federal, e a Corregedoria da Seccional e a Comissão de Justiça Federal da OABRJ são os grupos credenciados a reunir e comunicar ao TRF2 os pleitos da advocacia.

Tem reclamações, dúvidas ou sugestões de aperfeiçoamento dos serviços prestados aos jurisdicionados pela Justiça Federal? Escreva para: [email protected]

Em cada vara visitada, os representantes da Seccional verificam a quantidade de processos, o tempo de tramitação e de conclusão, e se há alguma reclamação feita pela advocacia. Ao final, um relatório é elaborado com as considerações da inspeção.

“A correição unificada é uma oportunidade de diálogo e conseguimos apurar infrações éticas casuais praticadas por advogados e advogadas no exercício profissional nos tribunais”, explicou o corregedor-geral da Seccional, Paulo Victor Lima.

“Então, quando a OABRJ participa dessa ação, as demandas da classe são expostas e, também, podemos saber do Judiciário quais são as implicações, às vezes, até das violações cometidas pela advocacia”.

Também participaram da iniciativa a presidente da Comissão da Justiça Federal da OABRJ e secretária-geral do Tribunal de Ética da Seccional, Alessandra Lamha; e a presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro. Além da capital, algumas serventias do interior também foram vistoriadas pelos integrantes da comissão  Rachel Carielo e Antônio Sias e pela delegada da Corregedoria da OABRJ Ingrid Stelet. As varas foram as de Petrópolis, Nova Friburgo e Niterói.

“As inspeções são importantes tendo em vista a necessária verificação do andamento dos processos, se estão céleres ou se estão, por algum motivo, sem despacho, o que provoca uma certa morosidade”, disse Ferraro.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro e juiz titular da 25ª Vara Federal, Eduardo André Brandão de Brito, a interlocução entre as duas entidades aponta um direcionamento para o trabalho desenvolvido pela Justiça Federal perante a advocacia.

“Com a inspeção, podemos olhar para as nossas estatísticas, o comprimento de metas e se o trabalho está direcionado para o caminho certo, se todas as varas estão cumprindo os objetivos do Judiciário e da população”, observou o diretor do Foro.

“A OAB é uma grande parceira e faz parte desse diálogo, para que saibamos exatamente o que entregar aos jurisdicionados para prestar o melhor serviço”.