16/08/2024 - 13:31

COMPARTILHE

OABRJ participa da III Conferência Estadual da Advocacia Amazonense com tema empreendedorismo e tecnologia

Biah Santiago





A OABRJ, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), participou da III Conferência Estadual da Advocacia Amazonense, realizada pela OABAM nos dias 14 e 15 de agosto, num centro de convenções em Manaus, capital do Amazonas. Com mote “Empreendedorismo e tecnologia”, o encontro explorou as possibilidades de inovação no meio jurídico com especialistas a nível nacional.

Ao tratar da falácia da litigância predatória e do acesso do consumidor à Justiça, o presidente da CDC, Tarciso Amorim, destacou que a prática pode prejudicar a atuação da classe e afetar a prestação jurisdicional.


“Este é um tema seriíssimo, pois a imputação à advocacia de litigar de forma predatória, além de violar nossas prerrogativas, criminaliza a nossa classe e interfere no acesso do consumidor à Justiça”, declarou Amorim.



“No estado do Amazonas, as ações estão sendo extintas, com condenação da advocacia em litigância de má-fé, além de ofícios enviados ao TED (Tribunal de Ética e Disciplina). Tudo isso por causa do número considerado excessivo de causas de uma mesma matéria, processos esses que buscam restabelecer os direitos do consumidor que são violados diuturnamente pelos grandes fornecedores”.

Abrir WhatsApp