23/05/2023 - 16:10 | última atualização em 24/05/2023 - 17:39

OABRJ participa de correição em serventias da Justiça Federal

Corregedoria e Comissão de Justiça Federal abriram canais para receber reclamações, dúvidas e sugestões

Yan Ney

A convite da Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a OABRJ participou das correições promovidas nas serventias federais nesta segunda-feira, dia 22. O objetivo é fiscalizar o trabalho realizado e sugerir melhorias para promover uma melhor atuação dos advogados e advogadas do estado. A cooperação teve início nos 1ª e 8ª Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Rio de Janeiro e contou com a participação da corregedora do TRF2, desembargadora federal Letícia de Santis, e do juiz federal Cássio Murilo Granzinoli.

As correições duram, em média, cinco dias. Em cada serventia, é observado a quantidade de processos, o tempo de tramitação e conclusão, além das reclamações feitas pelos profissionais da advocacia. Com sua conclusão, é elaborado um relatório avaliando o trabalho realizado no local.

Vice-presidente da Comissão da Justiça Federal da OABRJ e secretária-geral do Tribunal de Ética da Seccional, Alessandra Lamha esteve presente na correição e revelou que não foi identificado qualquer problema no primeiro dia de visitas. Além disso, ela falou da importância do diálogo entre a Ordem e os tribunais.

"Importante ressaltar o papel institucional da OAB nas correições e também a participação direta da Corregedoria, o que mostra a importância do trabalho desenvolvido no TRF2, principalmente no início de uma nova gestão. A OAB está vigilante, atuando e levando os pleitos da advocacia e mantendo um diálogo franco com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região de forma que a prestação jurisdicional seja célere e atenda aos anseios da advocacia, que é a voz da sociedade", afirmou.

A Corregedoria da OABRJ e a Comissão de Justiça Federal abriram canais para que os advogados participem da dinâmica de fiscalização, auxiliando no ajuste de funcionamento dessas serventias. As sugestões, críticas e comentários podem ser enviadas para os emails: [email protected] e [email protected] .