03/04/2017 - 16:34 | última atualização em 03/04/2017 - 17:00

OAB/RJ participa de ato no TRT em defesa da Justiça do Trabalho

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Divulgação/TRT   |   Clique para ampliar
A importância da Justiça do Trabalho para o equilíbrio social e os ataques proferidos contra a legislação trabalhista nos últimos tempos foram os motes para o protesto organizado na última sexta-feira, dia 21, pelos tribunais regionais do trabalho de todo o país. No Rio, o ato aconteceu em frente à sede do TRT-1, no Centro. A OAB/RJ apoiou a iniciativa e foi representada pelo presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro.

"Foi um ato que demonstrou a unidade entre advogados, juízes e serventuários. É unânime o papel que a Justiça trabalhista exerce no desenvolvimento, na geração de empregos e na solução de conflitos entre capital e trabalho", explicou Cordeiro, que discursou para as centenas de pessoas presentes ao protesto. A manifestação faz parte da campanha "Justiça, nosso trabalho" idealizada pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

Ele ressaltou, ainda, que é importante inserir as reclamações no contexto das mudanças na legislação que vêm sendo promovidas pelo Governo Federal. "O que está ocorrendo é a depreciação dos direitos trabalhistas, são reformas que não estão de acordo com interesses dos trabalhadores ou do empresariado progressista do país", salientou.

Cordeiro concluiu afirmando que a Justiça do Trabalho "é parte da cultura e da história da classe trabalhadora brasileira".

Participaram, também, representantes do TRT-1, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Associação de Servidores da Justiça do Traballho da 1ª Região.