29/01/2008 - 16:06

OAB/RJ: não adianta Cabral exonerar comandantes

Do portal Terra

29/01/2008 - O presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Wadih Damous, defendeu hoje que o governador Sérgio Cabral faça com "muita urgência" uma ampla reforma na polícia do Estado. Segundo a OAB-RJ, Cabral deve não só combater a corrupção exonerando policiais, mas buscar também melhoria salarial, condições de moradia e de trabalho dos policiais, além de melhores equipamentos.

"Não adianta o governador Sergio Cabral tomar medidas isoladas, como exonerar comandante hoje, exonerar um policial amanhã. É preciso que haja um conjunto de medidas que vão desembocar na ampla reforma da polícia", afirmou Damous durante entrevista antes da reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o presidente da OAB do Rio de Janeiro, o Estado precisa, também, impor preceitos éticos, respeito à lei e ao regulamento. "A polícia não desrespeita a lei quando comete atos de corrupção. Ela também desrespeita a lei quando mata sem motivo, mata em execuções, quando aceita propinas, quando aceita 'bico' por conta dos maus salários pagos pelo Estado. É preciso que sejam implementadas medidas amplas, uma reforma geral e que, obviamente, implicaria na faxina de alguns setores da polícia", disse Damous.

Sobre a necessidade de unificação das polícias Civil e Militar, Wadih Damous afirmou que a medida depende cada Estado da federação. Damous já defendeu a unificação das policiais no Rio de Janeiro, mas atualmente tem muitas dúvidas se seria a melhor medida.

"Defendo a desconstitucionalização das polícias. Ou seja, que os governos estaduais tenham uma flexibilidade maior para organizar os seus quadros policiais. A queixa dos governadores neste sentido é pertinente porque a Constituição acaba engessando a organização das polícias", afirmou.