03/02/2023 - 19:55 | última atualização em 07/02/2023 - 16:47

OABRJ marca presença na posse da nova Diretoria do TJRJ

Desembargador Ricardo Cardozo assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira, 3

Felipe Benjamin

Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o biênio 2023/2024 foram empossados no Plenário da Lâmina Central, na sede do tribunal, na tarde desta sexta-feira, dia 3, em uma cerimônia que contou com a presença de diversos representantes da OABRJ.

Presidente da Seccional, Luciano Bandeira destacou a relação da Ordem com a gestão anterior, comandada pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e desejou sucesso à nova diretoria, presidida pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

"A essencialidade da advocacia, prevista na Constituição Federal, determina também obrigações", afirmou Luciano em seu discurso. "É obrigação da advocacia contribuir para o desenvolvimento de uma jurisdição rápida e efetiva. E foi isso que a Ordem dos Advogados buscou nos últimos anos, tentando contribuir para a gestão do desembargador Henrique Figueira que hoje se despede da administração. Posso testemunhar o esforço dessa gestão frente as dificuldades enfrentadas, como a retomada do Poder Judiciário no período pós-pandemia e os desafios tecnológicos enfrentados hoje pelo Judiciário".

Luciano também reforçou o compromisso de cooperar com o tribunal para o fortalecimento do Poder Judiciário no estado.

"Tenho certeza, até por conhecer o espírito do desembargador Ricardo Cardozo, de que esta gestão não medirá esforços para desenvolver a jurisdição que a cidadania espera: forte, efetiva e rápida. E afirmo aqui que a advocacia está pronta para contribuir".

Entre os presentes à cerimônia estiveram o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o vice-governador do estado, Thiago Pampolha; o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar; o cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Luís Roberto Barroso; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Teresa de Assis Moura, e os ministros Marco Aurélio Belizze Oliveira e Mesod Azulay Neto, além do corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Representando a OABRJ, comparecem a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira; a diretora de Igualdade Racial, Ivone Ferreira Caetano; a corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ e presidente da Advocacia Preta Carioca (APC), Ângela Borges Kimbangu; e o presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OABRJ, Humberto Adami.

Em seu primeiro discurso como presidente do TJRJ, Cardozo - que dedicou o momento à memória de seu pai, o desembargador Stênio Cantarino Cardozo - destacou a gestão de Figueira e falou de suas expectativas na cooperação com a advocacia e o Ministério Público.

"Nunca me faltaram sonhos e propósitos”, afirmou o presidente da TJRJ.

“E hoje Deus me permite alçar mais um. Aqui estou, assumindo a Presidência deste tribunal com a missão de honrar e dignificar o Judiciário fluminense. Assumo o compromisso de trabalhar com afinco para que a justiça seja prestada diligentemente e eficazmente. Confesso que trago a apreensão natural do que vem à frente, contudo, ao mesmo tempo sinto alívio por suceder um presidente que fez uma gestão administrativamente exitosa. A mim restará manter o processo de transformação estrutural, mantendo todas as conquistas e esforçando-me para inovar. Sei que não há Justiça sem o tripé: advogados, Ministério Público e magistratura. As entidades terão de mim o respeito e o compromisso de independência com foco no aprimoramento da jurisdição”.