08/03/2021 - 08:00 | última atualização em 09/03/2021 - 13:31

COMPARTILHE

OABRJ marca Dia das Mulheres celebrando paridade na Ordem

Jornalismo OABRJ



Guinada histórica na forma como a Ordem compõe seus quadros, a paridade de gênero no sistema eleitoral da entidade é o grande mote da campanha da OABRJ para marcar este Dia Internacional da Mulher. Em 2021, elas ocuparão, pela primeira vez, metade das cadeiras na composição das chapas que concorrerão aos conselhos seccionais, às subseções e às caixas de assistência. Medida aprovada no último ano pelo Conselho Federal e que teve amplo apoio da Seccional do Rio de Janeiro. 

Vanguarda na construção de inúmeras iniciativas para a promoção da igualdade, a OABRJ foi a primeira seccional do país a alavancar pautas afirmativas sob o guarda-chuva de duas diretorias pioneiras no sistema OAB: Diretoria de Mulheres e Diretoria de Igualdade Racial. 

Presidente da Seccional, Luciano Bandeira foi o responsável por implantar, também, a cota mínima de 30% de participação feminina em todos os eventos, palestras e seminários realizados pela entidade. 


No vídeo, Luciano destaca a importância dessas ações ao lado da presidente do IAB, Rita Cortez, da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio, da diretora de Mulheres, Marisa Gaudio, da diretora de Igualdade Racial, Ivone Caetano, da diretora de Inclusão Digital e Inovação, Maria Luciana Pereira, e da presidente e vice da Comissão OAB Mulher RJ, Rebeca Servaes e Flávia Ribeiro, respectivamente.

Ao comemorar os avanços, o grupo reforça, no entanto, que a representatividade feminina nos espaços de poder da Ordem só valerá a partir do momento que ela espelhar os diversos perfis das advogadas brasileiras. "Neste 8 de março, pedimos que a igualdade venha, mas só vale se for para todas nós".

Conselho Federal lança campanha 'Mulheres' 


Neste dia 8 de março, o Conselho Federal deu início à campanha 'Mulheres - contra o feminicídio e em prol dos direitos das mulheres', em evento realizado em seu canal no YouTube.

A partir de hoje, a OAB lançará vídeos abordando a paridade no sistema eleitoral da Ordem, o enfrentamento à violência contra as mulheres e as prerrogativas profissionais das advogadas. 

Abrir WhatsApp