21/06/2011 - 16:06

OAB/RJ leva curso de capacitação digital ao Acre

Da redação da Tribuna do Advogado

21/06/2011 - A pedido da Seccional da Ordem no Acre, a OAB/RJ enviou uma equipe àquele estado para ministrar um curso de capacitação em certificação digital e peticionamento eletrônico aos advogados locais. Com duração de dez horas, o curso teve lugar nos dias 17 e 18 de junho e lotou o auditório da OAB/AC, beneficiando 350 colegas.

A equipe da OAB/RJ que viajou ao Acre foi composta por Ana Amélia Menna Barreto, presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, e dois funcionários da Seccional, João Luiz Couto e Luís França.

As aulas tiveram um caráter não só teórico, mas também prático. Enquanto Ana Amélia encarregou-se da explanação geral, João e Luís França, com dois computadores, orientavam os advogados sobre como fazer a certificação digital, a instalação dos programas necessários para o peticionamento ao Judiciário do Acre e a preparação dos documentos para envio.

Este último aspecto é fundamental porque não basta escanear os documentos e enviá-lo, pois os tribunais não recebem arquivos muito pesados (o TST, por exemplo, aceita apenas os que têm menos de dois mega-bites). Assim, é preciso que eles estejam compactados para o envio.

No Acre, a equipe da OAB/RJ foi, ainda, obrigada a adaptar as aulas que tem ministrado no Rio, pois os sistemas informatizados utilizados pelo Judiciário no Acre são diferentes dos adotados no Estado do Rio. Para tal, Ana Amélia visitou as sedes da Justiça Federal e do Tribunal de Justiça em Rio Branco para conversar com os técnicos e colher elementos para a adaptação.

Segundo advogados locais, o curso foi de grande valia. Ao final da última aula, os representantes da OAB/RJ foram aplaudidos de pé. E o presidente da Seccional do Acre, Florindo Silvestre Poersch, não poupou elogios.

"A experiência não poderia ter sido mais útil. Vou, inclusive, solicitar ao meu colega Wadih Damous, presidente da OAB do Rio, que o curso seja novamente oferecido no Acre para colegas que não puderam estar conosco nestes dias. Já temos uma lista de espera de mais de cem advogados", disse ele, que no mesmo dia telefonou para Wadih agradecendo a ajuda prestada.

Cursos semelhantes já foram oferecidos diretamente em todo o Estado do Rio a oito mil advogados e continuam sendo ministrados. Outros oito mil já os acompanharam ao vivo, pelo site da Seccional na internet.