06/03/2024 - 15:28 | última atualização em 08/03/2024 - 18:45

OABRJ leva ao corregedor do TRT1 pedido de antecipação de audiências de novembro e de juiz para Angra dos Reis

Encontro institucional exaltou a boa relação entre a Seccional e o órgão da corte trabalhista

Felipe Benjamin

Representantes da OABRJ se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 5, com o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, para levar pleitos da advocacia e elogiar os esforços da Corregedoria no combate à morosidade processual. A comitiva da Seccional foi liderada pela vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que destacou a parceria entre a Ordem e a Corregedoria do TRT1.

Entre os principais temas estiveram o pedido da Ordem de que as audiências designadas para os dias 18 e 19 de novembro sejam antecipadas. As datas podem se tornar feriados em função do encontro da cúpula do G20 na Capital e a presidente da Comissão da Justiça do Trabalho, Erica Santos, expressou o objetivo da Seccional de evitar que as audiências já designadas sejam remarcadas para o próximo ano, caso haja confirmação do feriado municipal no Rio de Janeiro. A ausência de um juiz titular na Vara de Angra dos Reis também entrou na pauta.

"Reputamos o encontro com o corregedor muito proveitoso. Tratamos sobre temas sensíveis que impactam a prestação jurisdicional", avaliou Santos.

Basilio contou que visitou (pela Comissão de Celeridade Processual da OABRJ) algumas varas trabalhistas.

“Vamos defender a bandeira da celeridade, da eficiência e da Justiça do Trabalho e atuaremos juntos para garantir que qualquer problema que cause morosidade seja sanado".

O desembargador ressaltou a boa relação institucional entre a OABRJ e a Justiça do Trabalho e sua Corregedoria.

"As portas estão sempre abertas, e a Corregedoria está sempre disponível para ouvir as reivindicações, reclamações e ponderações da classe dos advogados, e não há melhor representante dos interesses da classe que a OABRJ. Acredito que essa proximidade e facilidade que temos ao lidar com a Ordem nos ajuda muito a resolver boa parte da jurisdição trabalhista. Sou um entusiasta do cultivo dessa relação que, no que depender de mim, será sempre mais intensa e melhor".

A Ordem também esteve representada pelo assessor da Presidência da Seccional, Carlos André Pedrazzi; a presidente da Comissão da Justiça do Trabalho, Erica Santos; o presidente da OAB/Angra dos Reis, Andre Gomes Pereira; o  vice-diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ no  âmbito Trabalhista, Alexandre Bastos; o vice-diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Ricardo Menezes, e o sub-corregedor da Seccional, Max Ferreira de Mendonça.