01/08/2017 - 10:52 | última atualização em 01/08/2017 - 13:56

OAB/RJ lança revista em homenagem aos 100 anos da Greve Geral

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
Foi realizada nesta segunda-feira, dia 31, a palestra Direito de resistência: reflexões em homenagem aos 100 anos da Greve Geral de 1917, organizada pela Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da OAB/RJ. O evento marcou o lançamento da Revista digital da CJT, cuja primeira edição tem o mesmo tema. Houve também a exibição do filme 1917: A Greve Geral, de Carlos Pronzato.

O procurador-geral da OAB/RJ e coordenador das comissões da entidade, Fábio Nogueira, representou o presidente Felipe Santa Cruz na ocasião. “O título da revista é pertinente porque se há uma palavra que caracteriza nosso momento é resistir, em uma quadra histórica perigosa em que os direitos sociais e até mesmo os de primeira geração têm sido amesquinhados. É importante refletir sobre esse cenário”, afirmou.

O presidente da CJT, Marcus Vinicius Cordeiro, apresentou a revista: “A revista terá, a princípio, uma periodicidade semestral. Neste primeiro número e nos que se seguirem, traremos temas para debates, teses, orientações e convites para pensar as questões do pais na perspectiva do Direito do Trabalho, dos trabalhadores e dos empresários que queiram dar contribuições para superar a crise e fazer do ambiente da Justiça do Trabalho um ambiente de entendimento. O tema é a greve, que teve em 1917 e 2017, por exemplo, as mesmas motivações”, disse.

A coordenação do trabalho ficou a cargo das integrantes da comissão Clarissa Costa e Verônica Triani, que explicaram alguns aspectos da linha editorial. “Buscamos algo que pudéssemos fazer em conjunto interagindo com advogados, academia, juízes, e deixar de legado para os jurisdicionados que militam na Justiça trabalhista”, explicou Clarissa Costa.

Triani falou sobre as motivações para construir o que seria um guia para auxiliar o trabalho dos operadores do Direito nessa área. “Os direitos do Trabalho estão num limbo, em reconstrução, a partir de um filtro constitucional. Pensamos em construir conjuntamente essas novas interpretações, como vai ser esse nosso futuro. Mas temos que pensar também como os atores sociais hoje resistem a essas mudanças. Qual é o direito de resistência que temos?”, questionou.

O projeto teve a parceria do Centro de Pesquisa e Documentação da Ordem, que já edita a revista digital da entidade e ficou responsável pela formatação da nova publicação eletrônica. O periódico está disponível no site acima, na aba Edição especial - Revista CJT. Os títulos são: Nós de resistência entre migração e trabalho; Greve. Análise de julgados de dissídios coletivos de greve do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (2006-2016); A captação jurídica restritiva da greve e a busca por novas estratégias de proteção da luta coletiva no ordenamento brasileiro; Reformas trabalhista e previdenciária: retrocesso social e direito de resistência; O Supremo Tribunal Federal e a restrição ao exercício do direito de greve dos servidores públicos civis; O Direito do Trabalho no Brasil de hoje: do pesadelo ao sonho; e Aportes para a retomada da efetividade democrática do direito de greve.

A palestra, realizada após a solenidade, teve o apoio do Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações do Trabalho da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, e contou com as explanações do desembargador do TRT da 17ª Região Claudio Armando Couce; a agente de proteção da Caritas/RJ Aryadne Bittencourt; o membro do Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações de Trabalho da UFRJ Nasser Ahmad Allan; e a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), Raimunda Leone.