29/09/2023 - 13:16 | última atualização em 03/10/2023 - 11:58

COMPARTILHE

OABRJ lança campanha para estimular adesão de peritos na Justiça Federal

Iniciativa foi discutida em reunião com TRF2 no início desta semana

Biah Santiago





A OABRJ, por meio da Comissão de Celeridade Processual (CCP), comandada pela vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, lançou campanha de adesão para estimular o cadastro de médicos nas vagas de peritos disponíveis na Justiça Federal. O pontapé inicial foi o envio de ofício para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio De Janeiro (Cremerj), Clovis Bersot Munhoz, na quarta-feira. 

A ideia da ação surgiu em reunião de representantes da Ordem com o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, o juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, realizada na última segunda-feira, dia 25, sobre a realização de perícias médicas e do chamado primeiro atendimento aos jurisdicionados. O motivo da campanha é o elevado número de demandas por perícias em diversos pontos do estado, principalmente no interior.

De acordo com o texto enviado ao Cremerj, o engajamento da autarquia federal à campanha contribuirá para uma melhoria na celeridade processual nas ações judiciais no âmbito federal e no combate à morosidade dos processos, parados pela escassez de peritos médicos. 


"O número de peritos médicos afeta diretamente a advocacia, uma vez que impacta de forma significativa o andamento da Justiça. Nossa expectativa é que essa simples ação contribua para minorar uma das maiores reclamações de nossos colegas", enfatizou a vice-presidente da Seccional e responsável pela iniciativa. 



Os profissionais interessados em exercer a função devem cadastrar-se no sistema da Assistência Judiciária Gratuita, da Justiça Federal, e em seguida, efetuar o cadastro no sistema e-Proc. Acesse o link disponível aqui. 

Abrir WhatsApp