24/10/2017 - 11:11 | última atualização em 27/10/2017 - 09:17

OAB/RJ lamenta morte de Wilson Prudente

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão  Nacional  da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, do Conselho Federal da OAB, e a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da OAB/RJ, expressam seu imenso pesar pelo falecimento do procurador do Trabalho Wilson Prudente,  integrante de ambos os grupos no início de seus trabalhos e responsável por parte considerável de seu sucesso em todo o país. "Prudente esteve próximo de todos os momentos importantes da vida jurídica de interesse dos afrodescendentes nos últimos anos. São mais do que justas as homenagens que se multiplicam por todos os lados do Brasil, lamentando sua prematura passagem, e imensa falta desde já sentida", assinalou o presidente das comissões, Humberto Adami.

"Desde o primeiro amigo da corte do movimento negro no Supremo Tribunal Federal, em 2001, Prudente sempre esteve presente na construção de praticamente  todos os momentos de combate ao racismo e a discriminação racial no Brasil. O sentimento de perda que a todos abate, faz juz ao especial carinho e gentileza que Prudente sempre distribuiu, que deve retornar, agora, para a esposa Inaia Saraiva, e filhas, pelo desaparecimento prematuro de Wilson Prudente", completa Adami.

Presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz também lamentou a morte de Prudente: "Nos bancos do mestrado da UFF muita coisa aprendi e muitos amigos fiz. De todas as experiências vividas a mais rica foi a convivência com Wilson Prudente. Descobri o que é um verdadeiro militante das causas do povo negro. Lembro no primeiro dia de aula aquele vozeirão sacudindo os confortos e conceitos de todos nós. Um homem íntegro, firme em suas convicções, palavras e atos. Descanse em paz, querido amigo".

Wilson Prudente faleceu na tarde desta segunda-feira, dia 23. O velório acontece desde às 10h desta quarta-feira, dia 24, no Cemitério Parque da Saudade, em São Gonçalo. O sepultamento será às 16h.