28/06/2022 - 16:44

COMPARTILHE

OABRJ lamenta morte de Célio Borja, ex-ministro da Justiça

Comunicação OABRJ | Caarj

É com pesar que a Seccional do Rio de Janeiro comunica a morte do advogado Célio Borja, ocorrida nesta terça-feira, dia 28, aos 93 anos. Presidente da Câmara dos Deputados na década de 1970, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e ex-ministro da Justiça no governo Collor, Borja dedicou boa parte de sua trajetória à vida política, retornando ao magistério e à advocacia em 1992.

Carioca e inscrito na OABRJ, Célio Borja formou-se em Direito em 1951, pela Uerj. No meio acadêmico, integrou a Ação Católica Brasileira e foi membro da Juventude Universitária Católica. Dedicou-se também ao magistério, lecionando, dentre outros locais, na Universidade Candido Mendes e no Instituto Rio Branco, órgão do Ministério das Relações Exteriores. 

Em 1953, concluiu o curso de administração e relações públicas na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, e tornou-se doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1957.

Célio Borja foi deputado pelo antigo Estado da Guanabara. Passou pela UDN, Arena e PDS, antes de ser um dos responsáveis pela fundação do PFL.

A OABRJ expressa solidariedade à família e aos amigos do ilustre colega. 

Abrir WhatsApp