27/06/2023 - 12:45 | última atualização em 03/07/2023 - 20:23

OABRJ e Justiça Federal acertam expansão de perícias nas subseções

Representantes da Ordem celebraram encontro com juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes

Felipe Benjamin

A criação de salas para a realização de perícias médicas e exames do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas estruturas das subseções da OABRJ voltou a ser tema de uma reunião entre a Seccional e a Direção do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. O juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes recebeu representantes da OABRJ e ouviu demandas e sugestões para ampliar o acesso da população à Justiça.

"Nossa gestão tem tentado se caracterizar por uma aproximação da população da Justiça Federal, especialmente nos municípios em que não temos uma sede", afirmou Fernandes.

"É importante fazer com que as pessoas possam fazer as perícias nas próprias cidades em que vivem, e atrair os médicos das cidades utilizando as estruturas da OABRJ para ser atendida pelos juizados especiais federais sem gasto de tempo e dinheiro com os deslocamentos. Maricá tem sido nosso grande exemplo e o interesse de outras cidades tem sido cada vez maior. Acreditamos que esse seja o caminho para uma Justiça mais rápida, mais transparente e ao mesmo tempo menos desgastante para a população".

Participaram do encontro representando a OABRJ a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o diretor de Valorização da Advocacia, Paulo Grossi, e seu vice, Lucas Peres; o presidente da Comissão da Justiça Federal (CJF), André Viz; o presidente da OAB/Piraí, Luiz Augusto da Costa, e a secretária -geral da Comissão de Celeridade Processual, Manoela Dourado. O diretor do Foro foi acompanhado pela titular da Direção da Secretaria-geral do Foro, Luciene Miguel.

"Iniciamos esse projeto em Maricá e hoje evoluímos para levar essa mesma facilidade para Piraí, Barra Mansa e Campos, repetindo o bom trabalho no atendimento à população e à advocacia, promovendo perícias mais próximas dos cidadãos", afirmou Basilio.

"Vamos providenciar salas para atendimento da perícia do INSS, facilitando deslocamentos, tornando o trabalho mais atrativo para os peritos e atendendo melhor tanto a advocacia quanto a população".

A produtiva e harmoniosa relação da Seccional com a Direção do Foro foi lembrada por Grossi, que destacou a importância da capilaridade das subseções na qualidade das condições de trabalho para os advogados e no atendimento para os cidadãos. O sentimento foi ecoado por Viz.

"Vejo essa relação com essa gestão do Tribunal Federal como muito proveitosa para a advocacia, como um relacionamento institucional fortalecido entre a OABRJ e a Diretoria do Foro", afirmou o presidente da CJF.

"Temos acompanhado o diretor em suas visitas institucionais às subseções do interior, nas quais ele percorre o estado acompanhando o funcionamento da Justiça Federal. Tenho dito que, com essa parceria sendo fortalecida, todo mundo ganha: advocacia, Judiciário e os cidadãos".

Representantes das subseções do interior, Lucas Peres e Luiz Augusto da Costa se disseram absolutamente satisfeitos com o encontro. O vice-diretor de Valorização da Advocacia, que também comanda a OAB Jovem de Barra Mansa, destacou a importância do encontro já que o número de advogados na seara previdenciária é muito grande, afirmando que "Barra Mansa caminha cada vez mais para se consolidar no Sul Fluminense".

Já o presidente da OAB/Piraí celebrou a reunião, na qual afirmou ver a construção de uma ponte, "colaborando com a celeridade dos processos previdenciários e também facilitando o acesso à Justiça, especialmente para as populações mais carentes".

"Acho que não há como ser um cenário melhor, já que conseguimos atender a nossa advocacia e a população", afirmou. "Essas são as duas funções presentes na própria razão de ser da OABRJ".