10/07/2023 - 19:08 | última atualização em 10/07/2023 - 19:15

OABRJ instala Comissão de Capelania Advocatícia

Cerimônia também lança o “Manual da Capelania Advocatícia”

Yan Ney

A Comissão de Capelania Advocatícia foi instalada na tarde desta segunda-feira, dia 10, no Plenário Evandro Lins e Silva da OABRJ. Empossados pela Diretoria da OABRJ, o novo grupo tem como objetivo prestar assistência a advogados e advogadas da Ordem, através de atos de solidariedade e cuidado espiritual.

Presidente da Seccional, Luciano Bandeira destacou a importância da comissão para o conforto dos colegas. Para ele, o suporte espiritual ajuda bastante em momentos difíceis e, por isso, é necessário que essa iniciativa se espalhe para além da OABRJ.

“O apoio espiritual, independente da confissão religiosa de cada um, é muito positivo. Tenho certeza de que essa comissão irá ajudar muita gente. É importante que isso seja levado para outras seccionais, subseções e ao Conselho Federal”, opinou.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, complementou a fala de Luciano. Para ela, são projetos como este que mostram o lado humano e solidário da advocacia.

“Essa comissão, que irá trabalhar ao lado da Caarj no auxílio dos colegas, aponta um caminho de solidariedade e humanização da nossa atuação. Nos dá imenso orgulho de participar da gestão Luciano Bandeira, pois iniciativas como esta são fundamentais para atender a advocacia, principalmente nos momentos em que há mais sofrimento e necessidade”, disse.

Emocionado, o presidente da Comissão de Capelania Advocatícia, Sidnei de Souza Lima, explicou que o serviço prestado pela sua comissão não se restringirá ao religioso. O recém-empossado aproveitou sua fala para contar a história da origem do termo “capela”.

“Muitos olham a capelania com essa veste religiosa, mas dentro de workshops eu explico que ela surgiu através de um ato de amor, de cuidado e de solidariedade de um soldado. Quando estava de serviço na França, o soldado Martin viu um homem tremendo de frio, pegou sua espada e cortou um pedaço de sua capa para cobrí-lo. O nome capela vem daí: ‘capa pequena’. A capelania foi trazida para nosso ordenamento jurídico como uma assistência religiosa. Mas ela não é somente isso. Sua base é o cuidado, a solidariedade, a compaixão”, explicou.

Sidnei de Souza Lima também ressaltou o valor do curso de escutatória, uma vez que é preciso saber ouvir e entender o que é capelania para fazer parte desta comissão. Durante a entrega dos termos de posse aos presentes, o presidente da nova comissão aproveitou para entregar alguns exemplares do Manual da Capelania Advocatícia -  iniciativa elogiada pelo presidente da Seccional.

O projeto que resultou na Comissão de Capelania Advocatícia surgiu na Subseção de Belford Roxo, presidida por Abelardo Tenório, que estava presente na cerimônia desta segunda. Para ele, o papel de Sidnei e da Diretoria da Seccional foram essenciais para que a iniciativa saísse do papel.

Além dos já citados, a cerimônia de posse e instalação da nova comissão contou com a presença do coronel Jorge Luís dos Santos Lacerda; dos desembargadores Luciano Silva Barreto, Fernando Antonio de Almeida e Lucia Regina Esteves de Magalhães; do sub-defensor público geral, Marcelo leão Alves; e dos delegados da Polícia Civil José Mário Salomão de Omena e Geovan Salomão de Omena.