12/08/2020 - 08:51 | última atualização em 13/08/2020 - 11:09

COMPARTILHE

OABRJ instala 250 webcams em salas de todo o estado para que colegas possam realizar videoconferências

Jornalismo da OABRJ

A advocacia do Rio de Janeiro agora tem acesso a webcams na estrutura da Ordem. Passo importante no amparo dos colegas na sua rotina profissional repaginada pelas mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus, as câmeras foram instaladas nos Escritórios Compartilhados da Capital e das subseções: são 250 em todo o Estado. 

Uma luta intransigente para que os advogados e advogadas fossem impactados o mínimo possível pelas medidas de isolamento social foi travada pela OABRJ desde o início da quarentena. Convênios para o levantamento de alvarás facilitados, um diálogo constante com os tribunais, plantões da Comissão de Prerrogativas e tratamento personalizado ao caso de cada colega que se sentia prejudicado foram algumas das medidas tomadas diante do cenário de funcionamento mínimo dos órgãos de Justiça. 

Desde junho, diante da retomada dos prazos processuais, a Ordem iniciou mais uma fase: a reabertura gradual de suas estruturas para dar apoio aos colegas que, entre outras coisas, precisariam utilizar os computadores das Centrais de Peticionamento.  

O investimento feito pela Seccional nos últimos anos em informática se mostrou um acerto em uma realidade que se impôs, repentinamente, mais digital do que nunca. A advocacia se viu necessitada de estrutura para não só peticionar, mas para diversas ações, inclusive realizar audiências e sessões, que passaram a ser por videoconferência. Desta forma, em agosto, equipados com as câmeras, os Escritórios Compartilhados voltaram a seu funcionamento também de forma gradativa. 

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, afirma que é preocupação maior da Ordem que a advocacia tenha meios de continuar trabalhando para que não perca sua dignidade e não deixe de exercer seu papel na sociedade: 

“A Ordem lutou junto da advocacia desde o primeiro momento. Os colegas se mantiveram trabalhando, resistindo, lutando para defender o interesse dos clientes. Agora, com a retomada paulatina do Poder Judiciário, não parou de trabalhar: investimos na tecnologia necessária para aparelhar mais de 250 Escritórios Compartilhados em todo o Estado com a tecnologia necessária para que advogados e advogadas possam realizar audiências por videoconferências e a sustentação oral em modo virtual nos tribunais superiores, estaduais e regionais”. 

A Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, que funciona como uma verdadeira central da advocacia, concentra o maior número de escritórios equipados: ao todo são 32. A casa funcional de 10h as 16h, de segunda a sexta-feira. Já a Casa do Advogado Paulo Saboya disponibiliza oito salas com webcams. Ela funciona de 8h as 14h, de segunda a sexta-feira. Entre em contato com sua subseção para saber a disponibilidade em sua região.

Para garantir a segurança daqueles que considerarem absolutamente necessário usar as dependências da Ordem, foram adotados protocolos rígidos, que ditam o funcionamento da estrutura da OABRJ no estado.

Em todas as instalações, a Seccional fornece álcool gel 70%. Uma cortina de plástico separa os guichês de atendimento do público e quem precisar usar os computadores deve respeitar a distância de, pelo menos, 1 metro entre cada estação.

Abrir WhatsApp