17/03/2009 - 16:06

OAB/RJ inaugura subsede no Complexo Penitenciário de Gericinó

Nova sede da Ordem no Complexo Penitenciário de Gericinó

Da redação das Tribuninhas

17/03/2009 - "Toda contribuição para melhorar as condições de trabalho dos advogados deve ser respeitada, ainda mais se representar uma necessidade dos profissionais". Com esta frase, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, inaugurou a subsede da Ordem no Complexo Penitenciário de Gericinó, nesta segunda-feira, dia 16.

O pleito para a criação da subsede de Gericinó, levado à diretoria da Seccional pelo presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Bittencourt Barros, é uma reivindicação antiga dos advogados criminalistas que atendem no Complexo Penitenciário, e não encontravam as mínimas condições de trabalho. "Os profissionais não tinham sequer água, muito menos condições de digitar uma petição", salientou Vanuce Cândez, representante da nova subsede. "Nossa rotina se resumia a um constante vai-e-vem. Atendemos nossos clientes em Gericinó, mas só podíamos trabalhar no Centro de Bangu", assinalou o advogado criminalista Anderson de Barros Vieira.

Mais de 80 advogados vão ao Complexo diariamente para atender a cerca de 23 mil presos, divididos nas 24 casas de detenção. A nova subsede da Ordem oferece a esses profissionais toda a estrutura encontrada nas demais Salas de Advogados, com dois computadores modernos, TV e aparelho de DVD; Escritório Compartilhado, para um atendimento reservado à família dos presos; além, é claro, dos serviços básicos, como fotocopiadora, impressora e água.

"Esta era uma reivindicação antiga dos advogados. Tenho muito respeito pela administração do presidente Wadih, que conseguiu concretizar este projeto", afirmou Ronaldo Bittencourt Barros. Para o presidente da 31ª Subseção, essa é uma conquista não só dos advogados de Bangu ou do Rio, mas dos profissionais de todo o Brasil.

Em visita à Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira, no mês de fevereiro, uma comitiva da OAB/RJ - que contou com o presidente, Wadih Damous, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, e a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Margarida Pressburguer - conferiu a falta de condições de trabalho para os advogados no Complexo Penitenciário. "Conhecer a situação na qual os profissionais de Direito eram obrigados a trabalhar, nos aumentou a disposição de oferecer a eles o necessário para o desempenho profissional", afirmou Wadih em seu discurso de inauguração.

Ele reafirmou que os presidentes de subseções são os grandes responsáveis por levarem à Seccional as reivindicações dos profissionais de suas comarcas. "Graças à iniciativa do presidente Ronaldo Bittencourt este projeto virou realidade. Aliás, devo dizer que iniciativas como essa se repetem na maioria das subseções; até hoje, nunca recebi um pleito que não fosse uma necessidade real dos advogados", acrescentou Wadih.

O diretor do DAS, Felipe Santa Cruz, destacou que através dessa parceria da Seccional com as subseções da Ordem no estado, diversas melhorias já foram levadas aos advogados, e outras já estão em fase de conclusão. "A função de toda OAB é trabalhar para o bem da advocacia", completou.

A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença do secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz, com o integrante do comitê gestor da Caarj, Ricardo Menezes, com os presidentes das subseções do Méier e de Belford Roxo, Humberto Cairo e Antonio Santos, além de todos os membros da diretoria da OAB/Bangu.