23/06/2023 - 16:33 | última atualização em 27/06/2023 - 13:08

OABRJ inaugura sala no prédio da Justiça do Trabalho de Petrópolis

Felipe Benjamin

A advocacia petropolitana celebrou, na manhã de sexta-feira, dia 23, a inauguração da Sala da Advocacia Waldir Joaquim Ribeiro de Oliveira, localizada no prédio da Justiça do Trabalho, na Rua Dezesseis de Março, no Centro da cidade. As instalações da sala contam com um escritório digital equipado com terminais de computadores à disposição de advogados e advogadas.

"Nesta semana comemorou-se o Dia da Advocacia Trabalhista, no dia 20", afirmou o procurador-geral da OABRJ e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira. "E hoje estamos aqui em um evento que é uma demonstração inequívoca do trabalho da Seccional em bem atender as subseções do estado. Se a advocacia da capital sofre os reflexos da crise, o advogado do interior sofre muito mais. A pandemia foi muito dura e trouxe impactos econômicos severos ao exercício de nossa profissão. Aqui não há luxo, mas temos um espaço bastante funcional, que traz dignidade à advocacia".

O procurador-geral da Seccional destacou, ainda, a importância da criação de espaços que propiciem à advocacia condições dignas de trabalho. "Entendo que todo homem e mulher de Ordem precisa ter como seu mote a transformação da vida das pessoas", acrescentou o diretor.

"As pessoas me perguntam: 'Fábio, o que te motiva a viver a vida de Ordem'?  Primeiro, ter a possibilidade de devolver à advocacia um pouco do que a advocacia me proporcionou. Além disso, é a possibilidade de transformar, e de operar mudanças na vida das pessoas. Acredito piamente nisso. Essa sala é a maior demonstração de que cada centavo pago por advogados e advogadas é revertido integralmente para a advocacia".

A Diretoria da OAB/Petrópolis esteve representada na cerimônia pelo presidente, Marcelo Schaefer, o vice, Valdir Lima, a secretária-geral, Adriana Cristina da Paixão, e a secretária-adjunta Maria Angelica Gonçalves Penna Ribeiro. Familiares de Waldir Oliveira também acompanharam a cerimônia, assim como a juíza Adriana Leandro, titular da 2ª Vara do Trabalho de Petrópolis.

"A inauguração desta sala é um marco para a advocacia petropolitana, porque foram muitos anos sem que a Justiça do Trabalho tivesse uma estrutura física digna da advocacia", afirmou Schaefer. "Desde a construção do prédio estávamos lutando por essa sala, e hoje ela está aí, preparada para receber os advogados com todo o conforto e estrutura. É a realização de um sonho que se estendeu por mais de uma década".

O presidente da OAB/Petrópolis também destacou a homenagem a Waldir Oliveira, importante nome da história da advocacia petropolitana.

"Waldir foi essencialmente um advogado trabalhista e logo antes de falecer, com mais de 90 anos, ainda trabalhava, lutando pela advocacia", afirmou. "Ele sempre foi um exemplo para todos nós, por sua persistência e dedicação, e também por sua vida de Ordem. Ele presidiu, por vários mandatos, o Conselho de Ética da OAB/Petrópolis, e sempre foi uma pessoa que impressionava não apenas por sua capacidade técnica, mas também por sua conduta, generosidade e firmeza em suas decisões. Para nós, é uma grande honra ter essa oportunidade de homenageá-lo".