01/06/2023 - 18:20 | última atualização em 07/06/2023 - 13:53

OABRJ inaugura sala em Barra de São João

Estrutura no distrito de Casimiro de Abreu atenderá advocacia da cidade e de municípios vizinhos

Felipe Benjamin

A advocacia de Barra de São João, distrito localizado no município de Casimiro de Abreu, celebrou, na manhã de quinta-feira, dia 1º, a inauguração de uma nova sala da OABRJ, localizada em um prédio da prefeitura casimirense. Equipadas com computadores, as instalações oferecem serviços de fotocópia, impressão e digitalização aos advogados e advogadas, que também poderão utilizar o escritório digital para peticionamento.

Diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira celebrou a inauguração da sala, relembrando o apoio da Seccional à advocacia do interior e o importante papel da OABRJ na defesa da sociedade.

"A gestão da Seccional tem muitos nomes oriundos de subseções e isso traz um olhar muito atento à advocacia do interior do estado", afirmou Nogueira.

"Temos 63 subseções e 220 pontos de atendimento espalhados pelo Rio de Janeiro. Nenhum órgão de classe proporciona algo semelhante aos seus associados, e nenhum outro órgão tem a importância que a Ordem, que é a principal voz da sociedade civil organizada, tem. Nos momentos mais difíceis da História desse país, a OAB se fez presente. Esse é um espaço que traz dignidade à advocacia da região e de todo o estado, e nosso papel é dialogar com todas as subseções para entender as necessidade da advocacia e transformar a vida dos profissionais".

"A advocacia do interior que sai ganhando com essa sala", afirmou a presidente da OAB/Casimiro de Abreu, Alessandra Batista.

"É importante frisar que essa estrutura também auxiliará colegas vizinhos de Rio das Ostras e de distritos de Cabo Frio. A instalação desta sala em Barra de São João permitirá que o penoso dia a dia dos advogados seja facilitado e a subseção está aí para atuar de mãos dadas com a classe. Hoje foi essa sala, mas acredito que amanhã poderemos estar ocupando espaços ainda maiores, e a Seccional e a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) têm sido parceiras importantes do interior. No nosso caso, a prefeitura também esteve ao nosso lado".

Entre os presentes estiveram representantes da advocacia de municípios como Rio das Ostras e Cabo Frio, além de nomes da política local como Fátima Canejo, primeira vereadora da história de Casimiro de Abreu e o ex-presidente da OAB/Rio das Ostras, Alan Macabú, hoje procurador-geral de Casimiro de Abreu, representando o prefeito  Ramon Dias Gidalte.  A Caarj foi representada pelo secretário-geral da Caixa, Mauro Pereira, que reforçou o compromisso de apoiar as subseções do interior do estado.

"Fico muito feliz em ver a subseção de Casimiro de Abreu crescendo de forma exponencial e isso se deve ao trabalho da presidente Alessandra", comemorou Mauro. "A Caixa está de portas abertas para continuar assistindo a advocacia da melhor maneira possível sempre que for acionada".

A vice-presidente da OAB/Casimiro de Abreu, Eliana Maia, destacou o crescimento da subseção e a importância da inauguração da sala para o futuro da advocacia local.

"Este novo espaço é fruto do trabalho da presidente Alessandra e é um enorme orgulho estar na inauguração desta sala, que atenderá a advocacia não apenas do nosso município, mas também de cidades vizinhas", afirmou Eliana. "Esse momento é o início de um enorme crescimento para nossa subseção, que é a mais jovem, e é uma subseção pequena, mas que tem sido comandada por duas mulheres".