12/05/2023 - 13:36 | última atualização em 17/05/2023 - 18:51

OABRJ inaugura Sala da Advocacia no Fórum de Quissamã

Espaço conta com escritório digital equipado para audiências virtuais

Felipe Benjamin

A advocacia de Quissamã, Carapebus, Macaé e municípios vizinhos teve uma boa notícia nesta quinta-feira, dia 11, com a inauguração da sala da OABRJ nas instalações do fórum local. Batizado em homenagem ao advogado Pery Gonçalves dos Santos,  o espaço conta ainda com um escritório digital - o primeiro instalado em um fórum municipal - que homenageia Helianna Barcellos de Oliveira, a Leninha, figura local, fundamental para a instalação do fórum na cidade.

"Exerci e exerço diversas funções dentro do sistema OAB, mas aquela que fez e faz com que eu seja um profissional e até mesmo uma pessoa melhor é o comando do Departamento de Apoio às Subseções", afirmou o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira, que também atua como coordenador das comissões temáticas da OABRJ.

"Essa é uma função diferente, porque ela é transformadora e me permite ver, na prática, as mudanças na vida dos advogados e advogadas. Estar aqui hoje inaugurando esse espaço que traz dignidade à advocacia não apenas de Quissamã, mas de diversos municípios do estado, é absolutamente importante. Muitos podem questionar o valor da anuidade cobrada pela Ordem, mas eu pergunto: qual outro órgão de classe proporciona a seu filiado um espaço para exercer sua profissão?"

Participaram do evento representando a OAB/Macaé a presidente, Ana Agleice Destefani; seu vice, Thiago Amério; a secretária-adjunta, Gisela Oliveira, a tesoureira, Rafaela Moraes, e a conselheira, Luiane Castro. Participaram, ainda, os delegados da OABRJ em Quissamã, David Gabriel, e em Carapebus, Márcio Fernandes; a filha de Leninha, Alexandra, e o juiz titular da comarca, Renan Ferrari.

"Eu ainda era presidente interina da Subseção de Macaé quando entrei em contato com o fórum, explicando que a antiga sala do advogado era minúscula, e propondo uma parceria para que esse problema fosse resolvido", afirmou Ana Agleice.

"Enfrentamos muitas barreiras e quase perdemos este espaço, mas agora estou muito feliz e confiante de que, com essa semente plantada, muitos outros bons frutos virão. Somos pioneiros em colocar um escritório digital dentro de um fórum, e tenho certeza de que isso será replicado em diversas subseções".

Importante figura na política quissamaense, Helliana Barcellos de Oliveira foi representada na cerimônia por familiares, entre eles sua filha Alexandra, que narrou os esforços de sua mãe para que o município conseguisse abrigar o fórum que recebeu a sala da OABRJ.

"Minha mãe participou da vida da cidade em todos os aspectos, desde conselhos de saúde até o plano diretor da cidade", afirmou Alexandra.

"Vinte anos atrás havia apenas um cartório na cidade, e muitas vezes havia escassez de material e era necessário se deslocar até Macaé para conseguir qualquer coisa. Isso indignava minha mãe, que foi de porta em porta recolher assinaturas para que o fórum fosse instalado na cidade. Ela conseguiu marcar uma audiência no Rio e soube que o documento da doação do terreno feito pela prefeitura havia sido extraviado. Ela chegou de manhã e se recusou a deixar a reunião até que a escritura fosse encontrada, já quase no fim da tarde. Ela fez isso, voluntariamente, por sua cidade, e tenho certeza de que onde quer que ela esteja, está muito feliz com essa homenagem".

A sala conta com três estações de computadores para uso da advocacia, sendo uma delas - localizada na sala que leva o nome de Leninha - equipada para audiências virtuais.

"Esse evento me dá a certeza de que cada centavo pago pelos advogados é revertido integralmente para trazer dignidade à profissão", afirmou Nogueira. "Muitos colegas, especialmente após o período da pandemia, se viram obrigados a fechar seus escritórios, e precisam, portanto, utilizar as estruturas da Ordem. Não podemos fechar os olhos para essa importante parcela da advocacia do estado. E esse é um evento emblemático porque também homenageia uma pessoa que fez muito mais pela advocacia do que muitos advogados, além é claro de tudo o que fez pela sociedade local. Por isso também a importância de estar à frente do DAS. Sem esse cargo, nunca teria conhecido a história maravilhosa de Dona Leninha, que é absolutamente merecedora dessa homenagem".