12/11/2020 - 15:43 | última atualização em 12/11/2020 - 18:49

OABRJ inaugura novos espaços de suporte à classe em Sapucaia e Carmo

Jornalismo da OABRJ

Mesmo em meio a maior crise sanitária da nossa época, que gera reflexos graves na situação financeira do país, a OABRJ conseguiu entregar nesta quinta-feira, dia 12, novas salas de apoio à advocacia militante nas cidades de Sapucaia e de Carmo. Seguindo todas as normas do protocolo de segurança de prevenção à Covid-19, uma comitiva liderada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, inaugurou os espaços em cerimônias restritas. O grupo também visitou as obras da nova sede da Subseção de Teresópolis. Veja abaixo o vídeo de como serão as novas instalações.

Parte da Subseção de Três Rios, a sala da OAB no Fórum de Sapucaia ganhou uma ampla reforma para melhorar o aproveitamento do espaço. O local conta, agora, com dois computadores preparados para o peticionamento eletrônico e duas baias com ponto de rede para que os colegas possam usar seus laptops. A sala é climatizada com ar-condicionado e tem impressora multifuncional.

Presidente da OAB/Três Rios, Márcia Valéria Menezes Piaz de Lacerda agradeceu a Diretoria da Seccional e celebrou a parceria com as subseções. "É um trabalho coletivo. Só quem ganha com isso é a advocacia", enfatizou.

Para Luciano Bandeira, nos momentos de dificuldade é preciso intensificar a atuação da Ordem para minimizar os impactos da crise na advocacia:

"Mesmo com a pandemia seguimos entregando equipamentos à classe. E vamos continuar, porque a OABRJ não pode parar. Somos uma família. Temos um colégio de presidentes de subseção muito forte e atuante. Estamos atentos às necessidades dos colegas e fazendo o possível para atender a todas as demandas".

Presidente da Caarj, Ricardo Menezes elogiou a postura da Diretoria da OABRJ diante das dificuldades. "Luciano Bandeira é, hoje, o maior parceiro da advocacia.  Depois de um primeiro ano de muito trabalho e efetivação de compromissos, tivemos um segundo ano  de gestão complicado por conta da pandemia. Mas o trabalho continuou firme. Estão todos de parabéns", disse.

A comitiva contou, ainda, com as presenças do presidente e do assessor da Presidência da Subseção de Petrópolis, Marcelo Schaefer e Hélio Moura, respectivamente; do presidente da OAB/Teresópolis, Rodrigo Ferreira; e do coordenador do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) no Sul Fluminense, Sérgio de Souza. Os assessores da Presidência da OABRJ, Carlos André Pedrazzi e Willian Muniz, também acompanharam o grupo.

Carmo ganha espaço para suporte à advocacia

A criação de uma sala de apoio aos colegas que militam no Município de Carmo, parte da Subseção de Nova Fribrugo, era um anseio antigo da advocacia da região. Localizado próximo ao fórum da cidade, o espaço conta com três computadores preparados para o peticionamento eletrônico e um escritório compartilhado, já equipado para a realização de audiências por videoconferência.

"Fico feliz por conseguirmos realizar ações efetivas para a advocacia. Nossa política sempre foi de austeridade, de direcionar os recursos para medidas que melhorem o cotidiano dos colegas na prática. É bom ver que isso vem dando resultado", destacou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

Presidente da Subseção de Nova Friburgo, Alexandre Valença comemorou a conquista de um compromisso firmado com a advocacia local:  "Hoje é um momento muito importante para os advogados dessa região. Esses equipamentos foram prometidos durante a campanha e, mesmo com a pandemia, conseguimos entregar e cumprir nosso compromisso. A sala da Ordem aqui em Carmo leva o nome de João Batista de Oliveira Bastos, que foi um grande advogado da cidade, muito querido por todos".

Para a delegada da OAB/Nova Friburgo no Município de Carmo, Denise de Freitas Reis, o novo espaço é fundamental dentro desse cenário de crise econômica. "Neste momento difícil em que muitos colegas estão tendo que entregar seus escritórios, podemos afirmar que a Seccional e a subseção estão olhando pela advocacia de Carmo", assinalou.

"Todos fechando seus espaços e a Ordem oferecendo novas saídas", complementou o presidente da Caarj, Ricardo Menezes.

Visita às obras da nova sede de Teresópolis

A comitiva da OABRJ aproveitou a viagem para visitar as futuras instalações da nova sede da OAB/Teresópolis. O espaço terá cinco escritórios compartilhados, núcleo para peticionamento eletrônico com 15 computadores e auditório com capacidade para 120 pessoas. Veja no vídeo abaixo uma prévia de como será a nova sede.