28/04/2023 - 17:02 | última atualização em 02/05/2023 - 18:00

OABRJ homenageia Bruno Dubeux com a Medalha Evandro Lins e Silva

Procurador-geral do estado foi condecorado durante cerimônia na sede da Seccional

Beatriz Pereira

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, entregou a Medalha Evandro Lins e Silva ao procurador do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, pela contribuição prestada à advocacia pública e privada do estado. A solenidade foi realizada no Plenário Evandro Lins e Silva, na tarde de quinta-feira, dia 27.

"A Medalha Evandro Lins e Silva tem uma relevância muito grande para todos nós da Ordem dos Advogados porque ela representa a gratidão da OABRJ àqueles que trabalharam em benefício da advocacia, e o Bruno, durante todo esse período que ele está à frente da Procuradoria Geral do Estado, foi um parceiro desta Seccional em atender as demandas e facilitar o dia a dia da advocacia", afirmou Luciano.

Compuseram também a mesa da honraria a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o procurador-geral de justiça do estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Luciano Rinaldi; a presidente do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Adriana Bragança; e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, André Marques.

“Bruno Dubeux é um grande advogado e recebe hoje a homenagem mais bonita que nós temos aqui na OABRJ, que é a Medalha Evandro Lins e Silva. Além das qualidades técnicas e do belíssimo trabalho que faz à frente da Procuradoria-Geral do Estado, essa medalha também representa a importância da advocacia pública para a Ordem dos Advogados do Brasil, que é uma parte importantíssima da advocacia”, afirmou a vice-presidente da Seccional em seu discurso que exaltou a parceria entre a advocacia pública e privada.

Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione destacou a competência e a dedicação do homenageado.

"O Bruno tem, junto com a sua equipe, um cuidado e um carinho que fazem com que todos exerçam as suas funções e missões ainda mais aguerridos. Além de ter o corpo técnico da PGE do Rio de Janeiro como o melhor do país, ele tem uma técnica motivada, e isso é fundamental", afirmou Miccione.

Após receber a honraria, Bruno Dubeux subiu à tribuna para agradecer o carinho dos colegas.

“Acredito que todos nós contribuímos para dissiparmos a falsa dicotomia que existia entre a advocacia pública e privada. Conseguimos com muito esforço e muita cordialidade superar esse momento, e todos nós ganhamos com esse fato, especialmente a administração da Justiça e a população do estado do Rio de Janeiro.”

O procurador geral do estado também entregou ao presidente da Seccional a carteira profissional do advogado Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente da OAB, à pedido da viúva e advogada aposentada Marta Ayres. O advogado, que sofreu ataque durante a ditadura militar com o endereçamento da carta-bomba que resultou na morte de sua secretária, Lyda Monteiro, faleceu em 2019.

O objeto ficará em exposição em memorial na OAB/Barra da Tijuca, que receberá o nome de Eduardo Seabra Fagundes.

A cerimônia de outorga da medalha foi transmitida ao vivo pelo canal da Seccional. Assista quando quiser!