14/07/2016 - 15:45 | última atualização em 25/07/2016 - 15:02

COMPARTILHE

OAB/RJ firma acordo para dar horas a estudantes que forem mesários

redação da Tribuna do Advogado

Os estudantes de Direito que trabalharem como mesários nas eleições deste ano poderão obter até 80 Horas de Atividades Complementares (HAC), sendo 40 em cada turno. A medida foi definida nesta quinta-feira, dia 14, com a assinatura de uma parceria entre a OAB/RJ e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
 
"Este é um convênio que vai ajudar os estudantes e auxiliar o TRE num momento delicado, de realização de eleições em meio a uma crise econômica e a eventos de grandes proporções na cidade do Rio de Janeiro. Esta Seccional tem o perfil de ser uma entidade atenta às necessidades sociais e parceira sempre que possível", declarou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.
 
Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional, Eduardo Damian, o convênio é importante tanto para a Justiça Eleitoral, que vai receber uma mão de obra voluntária qualificada, quanto para os estudantes, que terão experiências, de vida e jurídica, importantes para auxiliar no seu processo de formação.
 
A interligação das entidades e a mudança de perfil do tribunal foram comentadas pelo presidente da corte, desembargador Antônio Jayme Boente. Segundo ele, o TRE está numa fase de aproximação de parceiros natos, caso da OAB. "É também num período de dificuldades que novas ideias começam a surgir. Estas eleições ficarão para a história como uma das mais difíceis de elaborar, mas também marcará o início de boas parcerias. A participação dos estudantes como mesários será fundamental. Como contrapartida conseguimos oferecer as horas complementares a eles, instrumento importante para a conclusão do curso Direito", destacou.
 
Os estudantes que forem convocados como mesários serão treinados pela Justiça Eleitoral e receberão, no dia da eleição, um comprovante de comparecimento. Cada comprovante, do 1º turno e do 2º turno, caso haja, equivale a 40 HACs. O mesário também tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias de convocação.
 
Para se cadastrar, basta entrar no site do TRE. O convênio contempla, também, aos estudantes de Direito que já foram convocados para trabalhar nas próximas eleições. 
 
Não podem atuar como mesários as pessoas que se enquadrem nas seguintes recomendações: candidatos ao pleito eleitoral ou que tenham qualquer relação de parentesco com candidatos; cujos cônjuges sejam candidatos ou tenham relação de parentesco com candidatos; sejam membros de diretórios de partidos e exerçam função executiva; sejam autoridades ou agentes policiais; sejam funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo; ou pertençam ao serviço eleitoral. 
Abrir WhatsApp