21/08/2013 - 09:05 | última atualização em 21/08/2013 - 12:27

OAB/RJ fará ato no TRT por solução de instabilidade do processo eletrônico

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ realizará um ato na porta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Rua do Lavradio, na Lapa, segunda-feira, dia 26, às 9h, pedindo providências em relação à inoperência constante do sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) e convocando advogados a aderirem ao abaixo-assinado lançado na última semana, requisitando que o TRT e o Tribunal de Justiça (TJ) aceitem também petições em papel enquanto os problemas não são resolvidos.

Em nota publicada em seu site nesta segunda-feira, dia 19, a presidência do tribunal afirmou que "o grande volume de processos eletrônicos que hoje tramitam no TRT gerou a rápida sobrecarga do banco de dados do sistema PJe-JT, trazendo a percepção de lentidão que todos têm do sistema, como também o mau funcionamento de algumas funcionalidades".

"Não se trata de percepção de lentidão. O que há é a certeza de paralisia", rebate o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, frisando: "A Justiça está offline".

Felipe lembra o investimento realizado pela OAB/RJ para o preparo dos colegas para o processo eletrônico: "Não somos contra a modernidade de forma alguma. Mas queremos uma transição humana para os advogados. Fomos até o nosso limite".

Lançado na última semana, o abaixo-assinado que solicita que o Tribunal de Justiça (TJ) e o TRT, a exemplo da Justiça Federal, aceitem a entrega de petições também em papel enquanto o sistema do processo eletrônico não funcionar adequadamente, já foi aderido por mais de sete mil advogados. Após o término da coleta, que também está disponível pela internet, o documento será levado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).