23/08/2022 - 12:45 | última atualização em 23/08/2022 - 17:55

OABRJ estreia projeto 'Treinamento e introdução à mediação'

Biah Santiago

A OABRJ iniciou na noite de segunda-feira, dia 22, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, o projeto ‘Treinamento e introdução à mediação’. Criado pelas comissões de Mentoria Jurídica e de Mediação e Métodos Consensuais, o curso é destinado aos novos advogados e advogadas, com práticas facilitadoras para a capacitação profissional da classe. É possível conferir a aula inaugural na íntegra no canal da OABRJ no YouTube

A abertura ficou a cargo da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; e das presidentes dos grupos de Mentoria Jurídica e de Mediação e Métodos Consensuais da OABRJ, Thais Fontes e Juliana Loss, respectivamente.

Idealizadora do projeto Mentoria e da iniciativa de treinamento, Basilio enfatizou o compromisso em levar qualificação à jovem advocacia.

“Esse projeto é mais uma etapa na constante busca de capacitação profissional dos jovens advogados e advogadas”, pontuou a vice-presidente da Ordem. “A Mentoria, agora em conjunto com a Mediação e Métodos Consensuais, tem um belíssimo trabalho em treinar e capacitar essa nova advocacia para o mercado jurídico”.

Ministrando a palestra sobre métodos de resolução de conflitos, Juliana Loss, também conselheira da OABRJ e diretora executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas, apresentou um panorama sobre mediação e as habilidades necessárias para atuar na área.

Em tempo, Loss destacou também a Lei nº 13.140 - que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública -, e a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - a qual determina sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e outras providências.

“O objetivo deste curso é trazer uma base inicial da mediação e seus mecanismos, que podem ser aplicados, também, no dia a dia dec ada um. Esta prática exige conhecimentos diversificados, diferentes daqueles aprendidos durante a graduação”, disse Loss. “ Nós temos duas normas, a Lei 13.140 e a Resolução 125, que foram significativas para a inserção da mediação no sistema brasileiro. A mediação é interessante ao advogado, pois mesmo não trabalhando nesta área, ele pode utilizar as ferramentas em meio às suas atividades”.

Os próximos encontros presenciais estão marcados para os dias 24 e 26 de agosto, sempre à noite, de 18h30 às 20h30, na sede da Seccional, na Av. Marechal Câmara, 150. Já as aulas virtuais serão realizadas hoje, terça-feira, 23, e quinta-feira, 25. O curso contará com transmissão ao vivo no canal da OABRJ no YouTube.

Veja os demais temas da semana no painel de Eventos aqui do Portal da OABRJ e inscreva-se!