19/05/2026 - 12:18 | última atualização em 19/05/2026 - 14:32

COMPARTILHE

OABRJ disponibiliza livro 'Heráclito Fontoura Sobral Pinto – toda liberdade é íngreme', em formato digital

Obra retrata a trajetória profissional e familiar do advogado e jurista, que se dedicou à defesa dos direitos e da democracia por mais de sete décadas

Sara Nascimento




A OABRJ disponibilizou, em seu site, o livro 'Heráclito Fontoura Sobral Pinto – toda liberdade é íngreme', nos formatos PDF e Epub. A obra, de autoria de Márcio Scarlecio, apresenta a trajetória de um dos mais importantes juristas brasileiros, Sobral Pinto, que faleceu aos 98 anos.

Construída com o apoio de diversos colaboradores, a biografia reúne 40 capítulos, entre eles Heráclito; O alvorecer do advogado; A união pela Ordem; e Legado que se faz lembrança. Ao longo da narrativa, o livro percorre a vida profissional e familiar do lendário advogado, além de revisitar momentos marcantes da história do país vivenciados por ele, como a Era Vargas e a Ditadura Militar de 1964.

O título da obra traduz a essência da trajetória de Sobral Pinto, marcada pela defesa intransigente das liberdades, da justiça e dos direitos humanos. Para acessar a versão digital, basta entrar no menu principal do site da OABRJ e clicar em: Publicações > Livros.

Sobral Pinto: “A advocacia não é profissão para covardes”


Heráclito Fontoura Sobral Pinto nasceu em Barbacena (MG), em 5 de novembro de 1893. Ainda jovem, estudou em Friburgo, no Colégio Anchieta, e, posteriormente, ingressou na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, em 1917.

Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos, Sobral Pinto, autor da célebre frase “a advocacia não é profissão para covardes”, conciliava a advocacia privada com o atendimento gratuito a pessoas sem condições financeiras, por acreditar que o acesso à Justiça deveria ser garantido a todos. Em seu escritório, no Centro do Rio, manteve a rotina diária de trabalho até novembro de 1991, último mês de sua vida.

A OABRJ homenageia colegas que ultrapassaram a marca de meio século de atuação na advocacia com uma medalha que leva o nome de Sobral Pinto.

Abrir WhatsApp