24/04/2023 - 18:33 | última atualização em 26/04/2023 - 19:03

OABRJ discute maior presença da Justiça Federal no interior

Realização de perícias médicas e retorno a Itaboraí foram principais temas de encontro

Felipe Benjamin

Representantes da OABRJ reuniram-se na segunda-feira, dia 24, com o diretor do foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro,  Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, e discutiram medidas para ampliar a presença da Justiça Federal em municípios do interior do estado. A participação da Seccional foi liderada pelo presidente da Comissão Especial de Justiça Federal da OABRJ, André Viz, que destacou a bem sucedida parceria entre a advocacia fluminense e a corte federal.

"Temos um bom relacionamento com a Justiça Federal e com a Diretoria do Foro desde as gestões anteriores, e a reunião de hoje é uma sequência desse diálogo", afirmou Viz. "Acredito que essa parceria está se consolidando e colheremos bons frutos no futuro, chegando a um melhor desenvolvimento da advocacia em todo o estado. Há um enorme potencial a ser explorado, especialmente no setor da advocacia previdenciária".

Participaram do encontro a vice-presidente da comissão, Alessandra Carneiro; a secretária-geral da Comissão de Celeridade Processual, Manoela Dourado; a presidente da OAB/Rio Bonito, Karen Figueiredo; o presidente da OAB/Itaboraí, Lauro de Mattos; a presidente da OAB/ Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier, e a titular da Direção da Secretaria Geral do Foro, Luciene da Cunha Dau Miguel.

Entre os assuntos discutidos no encontro estiveram a realização de perícias médicas na Subseção de Santo Antônio de Pádua, o retorno da Justiça Federal a Itaboraí até o fim do ano e uma proposta para que o primeiro atendimento também seja realizado por advogados, diminuindo a demanda sobre os servidores públicos.

"A Justiça Federal pretende facilitar sempre o trabalho da advocacia. A advocacia é o público-alvo do nosso serviço e nós reconhecemos sua importância para uma Justiça célere", afirmou Fernandes.

Os presidentes de subseções presentes classificaram o encontro como "bastante positivo" e destacaram a boa relação da Seccional com a Justiça Federal no Rio de Janeiro.

"Tivemos boas notícias e fiquei muito feliz de ouvir do diretor que as obras começarão no segundo semestre", afirmou Lauro. "Temos uma demanda enorme com jurisdicionados e advogados há doze anos tendo que ir a Niterói para realizar audiências, fazer perícias e receber atendimento, e isso se estende também a vários municípios vizinhos".

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, celebrou o encontro com representantes da Justiça Federal e anunciou que a realização de perícias deve se expandir para outras regiões do Rio de Janeiro.

"É mais um avanço que temos no convênio com a Justiça Federal", afirmou Basilio. "Já temos funcionando o exame médico nas subseções de Maricá e de Campo Grande e agora estamos indo também para Santo Antônio de Pádua e São Fidélis. O próximo passo é criarmos postos no Sul Fluminense", anunciou.