18/07/2024 - 17:18 | última atualização em 18/07/2024 - 19:41

COMPARTILHE

OABRJ decreta luto oficial pela morte de Hermano de Villemor Amaral Filho, o mais antigo advogado do Brasil

Ana Júlia Brandão





Com profundo pesar, a OABRJ comunica o falecimento do colega Hermano de Villemor Amaral Filho, nesta quinta-feira, dia 18, aos 104 anos. Com quase oito décadas de trajetória na advocacia, Villemor ostentou, por muitos anos, o título de mais antigo advogado do país. O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, decretou luto oficial de três dias.


“A história de Hermano de Villemor Amaral Filho é uma das maiores inspirações para a nossa classe. Um colega que exerceu sua profissão por mais de 70 anos e exalava paixão pelo Direito. Foi modelo para todos nós, advogados e advogadas, principalmente por ter utilizado seu conhecimento e experiência para estimular a jovem advocacia. Hoje, não só a Diretoria da Ordem, mas toda a advocacia se entristece com esta perda inestimável”, afirmou Luciano. 



Especialista em Direito Comercial, Villemor foi um dos primeiros integrantes dos quadros da Ordem. Em 2023, foi homenageado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pelos 75 anos de filiação à entidade.  O início da carreira foi na década de 1950, no escritório do pai, fundado em 1909. Villemor foi sempre considerado pelos pares um profissional à frente de seu tempo que não se intimidou com o avanço da tecnologia. 

“A pandemia me impediu de ficar atualizado nas relações pessoais com os colegas advogados. Eu os prezo pela capacidade de manterem a Ordem dos Advogados do Brasil, assim como a profissão de advogado, respeitada pelo mundo afora”, afirmou o advogado em seu discurso na cerimônia do IAB.

Abrir WhatsApp