03/07/2019 - 13:01 | última atualização em 03/07/2019 - 17:25

COMPARTILHE

OAB/RJ debate direitos de jovens que cumprem medidas socioeducativas

Nádia Mendes

A Comissão de Direito Socioeducativo da OAB/RJ realizou nesta terça-feira, dia 2, um evento para debater os direitos fundamentais à saúde e educação no sistema socioeducativo. A presidente da comissão, Margarida Prado, explicou que a OAB/RJ tem se feito presente de forma real e concreta na defesa dos direitos dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. "Acompanhamos, por exemplo, pautas como a questão do porte de armas para os agentes", lembrou.

O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, defendeu que a construção de uma sociedade mais justa e com menos violência passa pelo cuidado com a juventude. "Os jovens são as principais vítimas da violência no nosso país. Os dados estatísticos são claros: quem mais morre na nossa cidade e no nosso país são jovens, negros, de 15 a 25 anos e que vivem em favelas e periferias. Não podemos virar as costas para essa juventude, que é o futuro economicamente ativo do nosso país", disse, colocando a entidade à disposição para contribuir para a busca de soluções efetivas no cumprimento da legislação. 

Também participaram da cobertura do evento a presidente do Conselho Estadual de Direitos das Crianças e Adolescentes, Márcia Gatto, o novo diretor do Degase, Márcio de Almeida, a juíza da Vara de Execuções Socioeducativas do TJ/RJ, Lúcia Glioche, e o defensor público Arnaldo Goldemberg, representando o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. 

O evento foi transmitido ao vivo no Canal da OAB/RJ no YouTube e está disponível, na íntegra, em duas partes: parte 1 e parte 2

Abrir WhatsApp