13/08/2008 - 16:06

OAB/RJ critica abuso de algemas: decisão do STF é para ser cumprida

Da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal

13/08/2008 - "A Polícia Federal precisa aprender que decisão do Supremo Tribunal Federal é para ser cumprida e não desrespeitada". A dura reação é do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao criticar nesta quarta, dia 13, o abuso na utilização de algemas pela Polícia Federal.

Em sua última operação (Dupla Face), deflagrada ontem, a PF algemou 32 funcionários públicos suspeitos de pedir propina no Mato Grosso. Para Damous, o comportamento da Polícia vai de encontro à decisão mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF), de excepcionar o uso das algemas durante o cumprimento de mandados de busca.

"Mais uma vez o trabalho sério de investigação conduzido pela Polícia Federal se desqualifica em função do uso arbitrário e desnecessário de algemas contra pessoas que não ofereciam qualquer resistência à prisão e nem punham em risco a integridade física dos agentes da PF e de terceiros", afirmou o presidente da Seccional, Wadih Damous.