21/08/2024 - 16:40 | última atualização em 21/08/2024 - 18:31

OABRJ cria Comissão Especial dos Advogados Cristãos

Ana Júlia Brandão

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, a OABRJ empossou a nova Comissão Especial dos Advogados Cristãos em cerimônia no Plenário Sylvio Capanema, na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA).

Assista à transmissão na íntegra pelo nosso canal do YouTube.

O grupo reúne colegas de diferentes vertentes cristãs e vai atuar em auxílio à Comissão de Intolerância Religiosa, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e harmônico entre adeptos de diferentes crenças.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, reforçou que a liberdade religiosa e o respeito à escolha são princípios fundamentais para a entidade.

“Estamos debatendo uma pauta de enorme relevância para a Ordem e não podemos tolerar nenhum tipo de restrição em razão de religião, seja ela cristã ou não. Esta comissão representa bandeiras muito importantes desta gestão da OABRJ, que são a liberdade religiosa, o respeito e a imunidade tributária de todas as religiões".

Para o presidente do grupo temático, Elmo Portella, a criação da comissão é fundamental para que os colegas possam se posicionar em causas pertinentes ao tema e na defesa do direito antidiscriminatório.

“Precisamos trabalhar em apoio aos direitos humanos, tratar da problemática da intolerância religiosa, que ainda se faz muito presente no nosso país, e defender a diversidade. Estaremos comprometidos em agir em prol da reparação da escravidão e, principalmente, apoiar o direito antidiscriminatório e as outras áreas que precisam do nosso posicionamento".

Também estiveram presentes na solenidade o tesoureiro da Seccional, Fábio Nogueira, o secretário-geral da nova comissão, Manoel Messias Peixinho, o presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Arnon Velmovitsky, o desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Roque Lucarelli Dattoli, o desembargador Fábio Dutra, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região André Fontes, o advogado Miro Teixeira e o pastor Rogério França.