27/04/2012 - 11:08

OAB/RJ cria banco gratuito de oportunidades de trabalho

redação da Tribuna do Advogado

Por ano, são cerca de quatro mil carteiras entregues a novos advogados. Estagiários, até o momento, totalizam quase 12 mil inscritos, além de mais de 25 mil colegas com menos de cinco anos de profissão. Esse número se soma a uma incontável quantia de advogados que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades no mercado de trabalho.

Atenta a isso, a OAB/RJ lançou um serviço gratuito com oportunidades de emprego, estágio e vagas para concurso. Foi criada, também, uma página no site da Seccional com informações e serviços úteis aos advogados em início de carreira.

"É importante ressaltar que qualquer advogado pode utilizar o Banco de Oportunidades para se situar diante das inúmeras possibilidades que a advocacia hoje proporciona. Para os escritórios ou empresas, o processo de seleção poderá começar pelo nosso site de forma gratuita", ressalta o vice-presidente da OAB/Jovem e coordenador do projeto, Willian Muniz.
Para se cadastrar no banco de empregos, o interessado deve acessar o site da OAB/RJ e clicar no banner Oportunidades de emprego. Em seguida, ele deve preencher campos como dados pessoais, formação acadêmica e conhecimentos específicos. O currículo ficará disponível por seis meses para que as empresas façam a consulta e entrem em contato com os candidatos selecionados. Após esse período, o currículo poderá ser atualizado e novamente publicado.

Em relação às empresas, o cadastro também é rápido e gratuito. A liberação é online, em até 12 horas após o cadastro da empresa ou escritório

"Esse serviço atende a uma antiga requisição dos colegas, principalmente àqueles com poucos anos de formados. A comissão cumpre seu papel ao poder agora oferecer - e de forma gratuita - o Banco de Oportunidades, ajudando na interação entre empregadores e empregados", resume Muniz.