29/08/2022 - 16:04 | última atualização em 31/08/2022 - 18:23

OABRJ coordena ações com o TRT1 para fortalecer a celeridade processual

Encontro discutiu canal específico relativo a problemas no PJe e treinamentos para a advocacia trabalhista

Felipe Benjamin

Representantes da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ e da Diretoria de Valorização da Advocacia da Seccional reuniram-se na manhã desta segunda-feira, dia 29, com a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região para discutir temas importantes como a triagem de processos, mecanismos para aprimorar o funcionamento do sistema PJe e treinamentos específicos para a advocacia trabalhista.

"Foi uma reunião extremamente produtiva", afirmou a vice-presidente da OABRJ e presidente da comissão, Ana Tereza Basilio.

"Viemos fazer um pleito ao tribunal pela criação do SOS PJe Trabalhista, que seria um canal de WhatsApp para que a advocacia possa contatar diretamente os responsáveis pelo sistema sempre que enfrentamos algum problema. O ouvidor do tribunal considerou a ideia muito boa e prometeu dar encaminhamento a esse assunto. Outra questão importante é a triagem de processos que vão para o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Postulamos aqui que aquelas empresas que não fazem acordos entrem numa triagem para que o processo não passe pelo Cejusc, porque, desta forma, meses são desperdiçados. É muito importante destacar que a gestão Luciano Bandeira tem um foco muito grande na celeridade processual e no melhor andamento dos processos para a advocacia trabalhista".

Ex-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Alexandre Bastos também destacou o clima positivo no encontro.

"Essa foi uma reunião importante para marcar o primeiro ato institucional da Diretoria de Valorização no âmbito trabalhista e mostrar ao ouvidor do tribunal que a Ordem tem mais esse braço de amparo para os advogados", afirmou Bastos.

"A reunião de hoje marca um primeiro passo e mostra à advocacia que a Ordem está antenada com suas questões e que a Ouvidoria é um braço útil dentro do tribunal para atender essas demandas. O ouvidor é alguém que advogou durante muitos anos, conhece os percalços habituais da advocacia e, portanto, está muito aberto a conversas. Estamos aqui firmando um convênio para a realização de um curso de mediação trabalhista para que o advogado chegue mais habilitado para as audiências do Cejusc", completou.

Além de Basilio e Bastos, a OABRJ também foi representada no encontro por conselheiros e pelo diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi.

"Foi importante receber a comitiva de advogados na Ouvidoria, primeiramente porque ela é sempre a porta aberta da sociedade no tribunal, então ouvir os advogados aqui é sempre importante porque pegamos sua experiência e o que eles trazem de sugestões para aprimorar os serviços que o tribunal já presta naturalmente", afirmou o ouvidor do TRT1, desembargador José Luis Campos Xavier.

"A ideia aqui é usar nossa prerrogativa de ouvidores, transformar isso em ação e devolver em melhorias. E é bacana poder integrar a OABRJ com o tribunal e ao final poder dar uma resposta à sociedade. A Ordem sugeriu um canal de comunicação com o tribunal para que os advogados possam nos informar sempre que haja um problema no PJe. Como essa comunicação é instantânea, perceberemos exatamente qual é o problema e como resolvê-lo. Essa é uma ideia muito válida e que nos ajuda muito na eficiência do serviço, então buscaremos uma concretização rápida".

Ana Tereza Basilio destacou, ainda, a sugestão do ouvidor de que a Seccional inicie um treinamento específico na mentoria da OABRJ para a advocacia trabalhista, o que de acordo com ela, deverá ser implementado a partir de outubro.