19/08/2024 - 18:26 | última atualização em 20/08/2024 - 18:38

OABRJ confere Medalha Sobral Pinto a centenas de advogados e advogadas em grande evento na FGV

Biah Santiago

Meio século de atuação profissional ininterrupta foi a marca atingida por mais de trezentos advogados e advogadas que a OABRJ homenageou com a Medalha Sobral Pinto nesta segunda-feira, dia 19, em duas cerimônias (divididas entre a manhã e a tarde), realizadas no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, obra de arte arquitetônica mantida pela Fundação Getúlio Vargas em Botafogo, Zona Sul do Rio.

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, ressaltou o caminho trilhado pelos agraciados e disse que os anos dedicados por eles à profissão, ajudaram e ajudam a pavimentar a estrada de centenas de outros colegas na advocacia de hoje e do futuro.

“Há 50 anos, com condutas ilibadas, vocês carregam o bastão da democracia e da legalidade, são verdadeiros sacerdotes, e não há palavras e adjetivos para externar o que a OABRJ sente por agraciar, no mês da advocacia, aqueles e aquelas que trilharam o caminho para que todos nós, incluindo os novos e recentes, pudéssemos exercer essa profissão hoje. Precisamos lembrar que a advocacia é a medicina social, já que atuamos nas patologias da sociedade e levamos justiça a cada cidadão e cidadã brasileiro, defendendo nosso juramento, o ordenamento jurídico, a democracia e a Constituição Federal”, declarou Basilio.

“Sobral Pinto fez história e é um exemplo a ser seguido. Demonstrou em sua carreira o que há de mais bonito e mais relevante na advocacia, que é a defesa intransigente do direito de defesa e do devido processo legal. Sobral Pinto esteve nos atos de redemocratização do Brasil, como as Diretas Já, e foi um dos principais oradores brasileiros. Devemos muito a ele, que nos ensinou que a advocacia não é para covardes".

Também compuseram a mesa da solenidade, na parte da manhã, o tesoureiro da OABRJ, Fábio Nogueira, e a conselheira seccional Letícia Lins e Silva. A mesa da tarde foi composta pela secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos, pela secretária-adjunta do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ e conselheira seccional, Maria Adélia Campello, pelo ex-presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional e atual integrante do TED Paulo Passarinho, pela presidente da Academia Carioca de Direito e ex-presidente do IAB, Rita Cortez, e pela vice-presidente do Movimento de Respeito à Advocacia (Movad), Daniela Carvalho.

“A pujança da nossa instituição advém da força da advocacia, de cada um de vocês, homens e mulheres que foram absolutamente relevantes em momentos difíceis e sensíveis da história do país”, considerou Nogueira.

“Como dizia Eduardo Seabra Fagundes, o prestígio da Ordem vem justamente dos advogados e advogadas. A advocacia e a OAB foram fundamentais para o restabelecimento das liberdades e garantias individuais, quando a ruptura institucional de 1964 e os sucessivos atos institucionais foram solapando as liberdades e garantias individuais do Estado democrático de Direito”.

A advogada Leilah Barbosa Borges foi a encarregada de falar em nome dos 150 colegas agraciados com a Medalha Sobral Pinto na cerimônia matutina.

“Hoje fomos homenageados com a Medalha de Sobral Pinto, um exemplo para a advocacia, o advogado dos presos políticos, um nome que jamais se apagará da história e da democracia brasileira. Em nome dos meus colegas, agradeço à Seccional e digo que é uma imensa honra garantir o direito de defesa do cidadão brasileiro em qualquer instância, em qualquer tribunal”, declarou.

A solenidade rememorou passagens marcantes da trajetória de colegas que lutaram pela democracia. A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, falou do ataque sofrido durante a ditadura militar, nos anos 1960, pela advogada Flora Strozenberg - que também recebeu a outorga -  ao sair de um evento na sede da Seccional à época.

O colega Ayrton dos Santos Costa recebeu a comenda pelas mãos do também medalhista Sobral Pinto Paulo Passarinho.

O final da cerimônia foi marcado pelo discurso do advogado Jessé de Souza Marques, que também  discursou em nome dos homenageados.

“Agradeço à Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro em nome de todos os advogados e advogadas presentes. É uma honra receber essa medalha com o nome de nosso patrono Sobral Pinto, que jamais será esquecido pelo Brasil”, afirmou Marques.

Veja a lista completa dos advogados e advogadas condecorados pela OABRJ com a Medalha Sobral Pinto:

Agraciados com a Medalha Sobral Pinto - solenidade manhã

Agraciados com a Medalha Sobral Pinto - solenidade tarde