06/10/2022 - 18:53 | última atualização em 07/10/2022 - 11:52

COMPARTILHE

OABRJ condena vídeo xenófobo publicado por advogada após 1º turno das eleições

Clara Passi


A Seccional, por meio da OAB Mulher RJ, faz circular, nesta quinta-feira, dia 6, uma nota de repúdio às falas xenófobas da vice-presidente da OAB Mulher da Subseção de Uberlândia (MG), Flávia Moraes. A advogada “viralizou” nas redes sociais com um vídeo em que ataca nordestinos por causa da votação expressiva obtida pelo por Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das Eleições 2022. 

“O caso extrapola os limites do que preceitua a liberdade de expressão, na Constituição Federal, em seu Artigo 5º, uma vez que falas preconceituosas jamais podem ser vistas como liberdade de expressão”, diz o texto, que ressalta ainda o apreço da OAB pelos valores democráticos e a luta da entidade contra toda e qualquer forma de discriminação. 


Leia o texto da íntegra:

Nota oficial


A OAB Mulher RJ  vem a público manifestar repúdio com relação ao vídeo que tem circulado nas redes sociais, em que a advogada e vice-presidente da OAB Mulher da Subseção de Uberlândia (Minas Gerais) ataca nordestinos, em virtude do resultado do primeiro turno das eleições, no domingo, dia 2.

O caso extrapola os limites do que preceitua a liberdade de expressão, na Constituição Federal, em seu Artigo 5º, uma vez que falas preconceituosas jamais podem ser vistas como liberdade de expressão.

A pluralidade de ideias é importante, assim como a discordância de entendimentos, porém xenofobia jamais pode ser vista como uma ideia diferente ou algo do gênero. 

Não se pode admitir discursos discriminatórios em virtude de raça, gênero, aparência, religião ou procedência nacional, que devem ser combatidos veementemente. 

Prezamos por uma sociedade livre de preconceitos e discriminação, portanto a advocacia deve seguir essa mesma premissa. Importa ressaltar que a atitude da advogada não condiz com o cargo que exerce na OAB, uma vez que a instituição sempre prezará por valores democráticos e luta contra toda e qualquer forma de discriminação.

Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2022
Comissão OAB Mulher RJ

Abrir WhatsApp