27/04/2023 - 21:34 | última atualização em 02/05/2023 - 18:00

COMPARTILHE

OABRJ concede Medalha Sobral Pinto a dez advogados

Cerimônia homenageou os profissionais que atingiram a marca de cinquenta anos na profissão

Ana Júlia Brandão



Na tarde desta quinta-feira, dia 27, o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, foi cenário para a entrega da Medalha Sobral Pinto, que homenageia advogados e advogadas que atingiram cinquenta anos na profissão. 

Desta vez, os colegas Celso Tanus Atem, Corintho de Arruda Falcão Filho, Eduardo Pinto Martins, Edy Maciel Monteiro Evangelho, Hugo Martins Lisboa, José Luiz Rezende de Almeida, Maria Therezinha Cassano, Reginaldo Mathias dos Santos, Sergio Chakr e Teresa Maria Botelho de Arruda Falcão foram contemplados com a comenda. A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal da Ordem no Youtube. Assista! 

A outorga da medalha foi conduzida pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; pela vice-presidente, Ana Tereza Basilio; pela secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos; e pelo conselheiro efetivo da OABRJ, Antônio Laért Vieira Júnior. 

Basílio destacou a importância do recebimento da homenagem e exaltou as contribuições dos homenageados à advocacia. 


“A Medalha Sobral Pinto representa a gratidão desta casa, da advocacia e, principalmente, da sociedade, aos sacerdotes da justiça que dedicaram 50 anos de suas vidas à esta carreira sagrada. Se hoje vivemos em um Estado democrático de Direito, com uma advocacia forte e prerrogativas respeitadas, é porque cada um dos homenageados lutou muito por isso.”



Membro do conselho da Seccional, Antônio Laért Vieira Júnior parabenizou os colegas pelo longo período de atuação na advocacia.

“Cinquenta anos de advocacia demonstra a força dos que recebem esta medalha, pois não é uma profissão fácil. Sobral Pinto sempre reforçou isso. É importante que estes homenageados sigam advogando, que continuem sendo este exemplo inspirador para a jovem advocacia.”

Durante a solenidade, Reginaldo Mathias dos Santos comoveu a todos ao se emocionar com as palavras do próprio filho, que discursou na tribuna em louvor ao pai e aos demais homenageados. 


“Com muito orgulho e alegria me dirijo a todos neste momento tão importante na vida do meu pai e dos demais homenageados e daqueles que os amam. Vi e ouvi muitas vitórias de meu pai, assisti poucas e inevitáveis derrotas. Vi muito trabalho e altíssima coragem, me espelho em ti, meu pai, um profissional que sempre honrou a advocacia. Vemos neste plenário, não apenas um, mas dez advogados que venceram o tempo, que vivem e viveram da advocacia. Viva ao advogado cinquentenário! Viva à coragem, ao trabalho e à luta do advogado fluminense!” 



Após tocantes palavras, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, encerrou o evento com belas palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação dos advogados e advogadas homenageados com o recebimento da comenda, ressaltando o exemplo de todos na manutenção da justiça. 

“Gostaria de externar a minha felicidade por ver o exemplo destes colegas para toda a classe, precisamos conhecer o caminhar de advogados e advogadas que vieram antes de nós. Espero, um dia, poder estar neste plenário recebendo esta mesma honraria, que é a mais importante da advocacia do estado do Rio de Janeiro, pois exercer a advocacia com dignidade por 50 anos é um ato de coragem. Por isso que, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro, eu agradeço a cada um de vocês".

Abrir WhatsApp