18/04/2023 - 12:18 | última atualização em 18/04/2023 - 18:46

OABRJ concede Medalha Sobral Pinto a Antônio Alcides Pinheiro

Comenda da Seccional homenageia colegas com 50 anos de exercício profissional

Beatriz Pereira

O advogado Antônio Alcides Pinheiro da Silva Freire, presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo, foi homenageado pela OABRJ com a Medalha Sobral Pinto nesta segunda-feira, dia 18, em cerimônia que aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, e contou com a presença do presidente da Seccional, Luciano Bandeira. O evento de outorga da medalha foi transmitido ao vivo no canal da Seccional no YouTube. Assista quando quiser!

Na mesa da honraria, também representaram a Ordem a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; o diretor de Assuntos Jurisprudenciais, Marcos Ferré; e o conselheiro seccional Marcos Luiz. O tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Fred Mendes; o ex-presidente do Flamengo Márcio Braga e o atual, Rodolfo Landim, além do o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Alcides Martins, completaram a mesa.

"Apesar de meu pai ser médico, ser advogado sempre foi minha vocação e desejo. Procuro exercer a advocacia com honestidade, lealdade, competência e solidariedade aos menos afortunados. Essa é a minha forma de ajudar", afirmou Alcides Pinheiro ao receber a comenda.

O homenageado também agradeceu ao apoio de colegas de profissão e familiares que, segundo ele, foram essenciais para o desenvolvimento de sua carreira ao longo desses 50 anos de exercício.

"Quero dizer a todos que tenho muito orgulho e que estou realizado com a profissão que escolhi".

Luciano Bandeira destacou a importância desta honraria para a história da OABRJ: "Precisamos enaltecer o caminho de quem veio antes, preservar a memória e a história desses colegas, para sempre ter em mente a trajetória que queremos trilhar.  Seguir o exemplo desses grandes advogados, como é Antônio Alcides, é o que nos aproxima desta meta. Basta olhar para a vida dele, sua carreira e o sentimento de admiração que desperta em todos os colegas que o conhecem".

Diretor de Assuntos Jurisprudenciais da Seccional e amigo do homenageado, Marcos Ferré também exaltou a trajetória do colega. "Alcides sempre primou pela ética da advocacia e pelas liberdades, atuando com destaque em grandes causas e sendo respeitado por seus pares, magistrados, serventuários e clientes. É um homem de família, exemplo de caráter, amizade e honestidade".

"Alcides, você faz parte de uma OABRJ forte e independente. E nós, advogados, somos instrumentos de perseverança do Estado democrático de Direito. Somos a base que tem o compromisso de salvaguardar o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório. Essa é a nossa luta eterna e que você defende muito bem. Este é o legado de Sobral Pinto, de Raimundo Faoro, de Sebastião Figueira e de tantos outros advogados e advogadas.