28/11/2023 - 14:42 | última atualização em 29/11/2023 - 15:56

OABRJ concede Medalha Raymundo Faoro a Rita Cortez

Ex-presidente do IAB foi homenageada no stand da Seccional na Conferência Nacional da Advocacia

Felipe Benjamin

A ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e presidente da Academia Carioca de Direito, Rita Cortez, foi homenageada pela OABRJ com a entrega da Medalha Raymundo Faoro. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira, dia 27, pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais.

"Hoje estamos aqui para entregar a mais importante medalha da OABRJ. Essa não é apenas uma homenagem à amiga de todos, mas sim a uma advogada com uma trajetória de luta no Direito Sindical e na Justiça do Trabalho. Esse também é um ato de afirmação e defesa da Justiça do Trabalho, tão atacada nos dias atuais. A Ordem precisa estar ao lado dos direitos sociais, porque são eles que dão a base para o desenvolvimento do nosso país".

Criada em 2008, a Medalha Raymundo Faoro é concedida uma vez por mandato a advogados e advogadas que se destacam na profissão e prestam relevantes serviços à Justiça e à sociedade.

"A emoção no momento é muita, mas já se foi o tempo em que eu dizia 'eu não mereço'", afirmou Rita. "Parei de dizer isso, porque todos aqueles que servem à advocacia, à democracia e ao Estado de Direito devem ser lembrados. Ouçam a voz da advocacia, em defesa da sociedade e de dias melhores para todos nós".

A medalha foi batizada em homenagem ao advogado gaúcho membro da Academia Brasileira de Letras, presidente da OAB entre 1977 e 1979, e autor de "Os donos do poder".  Antes de Rita, foram agraciados com a comenda o advogado Sérgio Bermudes; o integrante do Conselho da OABRJ, Marcos Bruno; o ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional, João Baptista Lousada Camara, e o advogado Hermann Assis Baeta.