06/07/2023 - 18:32 | última atualização em 13/07/2023 - 12:33

OABRJ concede homenagem póstuma ao advogado Valmar Paes

Pai do prefeito Eduardo Paes recebeu Medalha Sobral Pinto durante sessão do Conselho Pleno

Felipe Benjamin

A 23ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OABRJ realizada nesta quinta-feira, dia 6,  foi marcada por uma homenagem póstuma ao advogado Valmar Souza Paes, agraciado com a Medalha Sobral Pinto. Em 2020, seu nome figurava entre os advogados e advogadas que seriam condecorados pela Seccional com a comenda dedicada àqueles notáveis que ultrapassaram a honrosa marca dos 50 anos de atividade profissional. A pandemia da Covid-19 adiou indefinidamente a cerimônia e acabaria sendo responsável, também, por levar a vida de Valmar, aos 78 anos, em junho de 2021, provocando consternação na classe e a decretação de luto oficial por esta entidade.  O advogado é pai do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que compareceu à solenidade desta quinta-feira.

"Entregamos, hoje, a mais importante comenda da advocacia do estado do Rio de Janeiro às mãos dos familiares de Valmar, com o respeito e o reconhecimento dos advogados do estado. Precisamos enaltecer o caminho de quem veio antes, preservar a memória e a história desses colegas, para sempre ter em mente a trajetória que queremos trilhar", destacou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

Formado pela PUC em 1966, Walmar, nascido em Salvador, notabilizou-se principalmente pela atuação no setor naval e pelas consultorias que prestava. Por muitos anos, foi advogado e conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). Em um breve depoimento, a viúva de Valmar, Consuelo, destacou que o marido "era um apaixonado pela advocacia e tinha como profissão a atividade de que mais gostava".

"Queria manifestar o imenso carinho e admiração pela dedicação à advocacia do Valmar que era uma pessoa extraordinária, muito querida", afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio. "Ele sempre foi uma pessoa muito presente e atenciosa e um exemplo de advogado com amor, dedicação e entusiasmo pela profissão, cujos olhos brilhavam quando falava de sua atividade como advogado. Perdemos muito, mas hoje fazemos essa homenagem com muita saudade e lembramos de sua alegria, gentileza e amor por essa casa, que foi sua por mais de 50 anos".

Criada durante a gestão de Felipe Santa Cruz à frente da OABRJ, a Medalha Sobral Pinto é uma das principais honrarias concedidas pela Ordem e entregue a advogados e advogadas que completam 50 anos de profissão. O ex-presidente da Seccional e do Conselho Federal da OAB também participou da cerimônia, destacando o orgulho de Valmar por sua atividade como advogado.

"Quando criamos a Medalha Sobral Pinto, que carrega o nome mais importante da advocacia e representa um conjunto de características do que deve ser um advogado, pensávamos estar homenageando uma pessoa, sem entender, que estávamos na verdade homenageando toda a advocacia", afirmou Santa Cruz.

"Valmar encarnava esse ideal, sempre se identificando com a gentileza ao tratar o outro e o orgulho de ser um advogado. Ele também se identificava com o Centro do Rio, que luta, resiste e revive todos os dias, graças a sua identidade cultural. Quando homenageamos Valmar e seu amor por essa casa, estamos dizendo às gerações mais jovens que existe essa advocacia horizontal, humana e comprometida com o múnus público, e que também acredita nesta cidade".

Emocionado com a homenagem, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, se disse muito orgulhoso com a homenagem e a possibilidade de celebrar o legado de seu pai na advocacia.

"Esse é um momento de emoção para toda a nossa família", afirmou o prefeito.

"Meu pai tinha duas paixões na vida: a família e a advocacia, que ele exercia com muito orgulho. Ele acabou sendo um grande cabo eleitoral para mim por caminhar tanto pelo Centro da cidade, nessa atividade mais física dos advogados que pude experimentar brevemente durante meu período como estagiário. Tenho certeza de que ele estaria muito feliz com essa homenagem, e com a possibilidade de estimular a advocacia em um momento em que a Ordem cumpriu de maneira muito forte seu papel de defesa das instituições brasileiras. O ideal era que ele pudesse ter recebido essa homenagem em vida, mas não sendo possível, é ainda assim um enorme motivo de orgulho poder deixar para seus netos a experiência de um homem que honrou sua vida, família, trajetória e profissão".