Organizado pela Comissão de Prerrogativas da OABRJ, um mutirão reuniu diversos delegados da comissão que, sob o comando da Coordenação Especial Pró-Agilização Processual (Cepap), analisou centenas de processos que se encontravam parados há mais de dois meses, a vasta maioria deles à espera de digitalização. Reunidos na Casa de Prerrogativas Celso Fontenelle, 24 delegados da comissão trabalharam em processos divididos em 33 grupos, contactando serventias para retorná-los ao trâmite regular, ou encaminhando as demandas de digitalização ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). "Fizemos uma parceria referente aos processos físicos em fase de digitalização e criamos um canal direto com o setor do TJRJ para encaminhar as demandas", afirmou a coordenadora-geral da Cepap, Monica Adur. "Sempre tivemos demanda, mas desde a parceria o volume de processos duplicou. Estamos trabalhando com mais de 200 processos que vão do dia 5 ao dia 24 de agosto. Sempre recebemos casos à espera de digitalização, mas neste ano a advocacia teve mais problemas desta natureza, e cada vez que um processo sai da vara de origem e vai para o setor de digitalização, o advogado perde o controle do processo e fica incapaz de acessá-lo. Se ele não tem esse acesso, suas prerrogativas estão sendo violadas". Segundo Monica, desde janeiro a Cepap já cumpriu mais de 900 diligências. Os integrantes da coordenação acreditam que os esforços da Cepap auxiliarão o TJRJ a atingir a meta estabelecida de digitalizar 100% dos processos até o fim de 2022. Representaram a Comissão de Prerrogativas no mutirão o presidente, Marcello Oliveira; a procuradora-geral, Sheila Mafra; a subprocuradora-geral, Deborah Goldmann, e o coordenador-geral, Marcell Nascimento, além dos coordenadores-adjuntos da Cepap, Feriel Moalla e Danilo Cartaxo. "Nas serventias, os processos podem parar pelos mais variados motivos, mas no setor da digitalização, após dois meses os advogados podem pedir o auxílio da Cepap", afirmou Feriel. "A advocacia pode contactar a Cepap pelo email [email protected] ou pelo próprio Portal da OABRJ, pelo formulário CPAP". Nas subseções, para problemas com o setor de digitalização, a orientação é procurar os presidentes locais para que estes remetam os pedidos à Seccional.