08/07/2016 - 17:34 | última atualização em 11/07/2016 - 12:18

OAB/RJ celebra os 50 anos das subseções com livro

redação da Tribuna do Advogado

Clique aqui para baixar o livro
De Paraty a Porciúncula, de Três Rios a Cabo Frio, a OAB/RJ atualmente dá suporte e presta auxílio por meio de suas 63 subseções aos advogados que militam em todo o estado. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960, quando o município do Rio ainda era sede do Conselho Federal e a Seccional ficava em Niterói, o alcance da Ordem era mais restrito. Somente em 1966, há exatos 50 anos, foram criadas oficialmente as 13 primeiras subseções.

Para celebrar esta efeméride, o Centro de Pesquisa e Documentação (CPD) da OAB/RJ preparou uma publicação com o histórico desta interiorização. Além disso, estão programadas comemorações pela data em todas as unidades homenageadas. A primeira aconteceu nesta sexta-feira, dia 8, em São Gonçalo. As atividades seguirão até 25 de agosto (veja a programação abaixo).

"Ao recordar o passado, iluminamos o presente. Tornamo-nos capazes de compreendê-lo melhor", afirma o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, na apresentação do livro. E para contar de forma completa a história das subseções de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, São Gonçalo, Nova Friburgo, Miracema, Itaperuna, Campos e Teresópolis, o CPD voltou até 1963, quando foram criadas as chamadas representações no interior do estado. Essas estruturas podem ser consideradas como o embrião da atual organização administrativa da Seccional.

Avançando um pouco, a publicação traz transcrições de discursos proferidos por Sobral Pinto no Conselho Federal, como forma de contextualizar o leitor acerca do complicado momento político vivido pelo país à época da criação das primeiras subseções. Antes mesmo da Ordem passar definitivamente para o campo da oposição ao regime militar, o jurista já denunciava o autoritarismo de uma ditadura ainda recente.

A criação de unidades da advocacia em áreas de segurança nacional, como eram até então considerados os municípios de Duque de Caxias e Volta Redonda, foram lembrados na publicação. Em Duque de Caxias, aliás, o primeiro presidente da subseção, Wellington Cantal, foi preso de forma arbitrária por agentes do governo militar. A história também está no livro.

Foram reproduzidas, ainda, atas de importantes reuniões na história da Ordem, como, por exemplo, do encontro que oficializou a criação das primeiras subseções e da assembleia que instalou pela primeira vez zonas eleitorais no interior. Por fim, foram rememorados todos os colegas que presidiram as 13 subseções homenageadas e colaboraram para a construção e consolidação da OAB/RJ perante a advocacia e a sociedade.

Calendário comemorativo
14/07 (19h) Campos