26/08/2022 - 19:06

COMPARTILHE

OABRJ celebra 200 anos do Tribunal do Júri

Cerimônia contou com homenagens aos tribunos que marcaram história no Poder Judiciário e na advocacia criminal

Biah Santiago


O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, foi palco nesta sexta-feira, dia 26, da celebração do bicentenário do Tribunal do Júri, órgão do Poder Judiciário responsável pelo julgamento de crimes dolosos ou intencionais contra a vida. O evento, organizado pela Associação Nacional da Advocacia Criminal do Rio de Janeiro (Anacrim-RJ), prestou homenagens aos notáveis tribunos da história. Diversos operadores do Direito, especialmente advogados e advogadas da área criminal, compareceram à solenidade. Assista a cerimônia na íntegra no canal da OABRJ no YouTube. 

Compondo a mesa de abertura o presidente nacional da Anacrim, James Walker; o presidente e a vice-presidente da Anacrim-RJ, Flávio Fernandes e Priscila Santos.  

Tribuno do Júri há mais de 20 anos, Flávio Fernandes refletiu o papel representativo do tribunal, considerado um dos maiores símbolos da Justiça Criminal do país.

“Acima de uma comemoração, hoje é um dia de festa e de amigos se encontrarem”, disse o presidente estadual da Anacrim. “Me perdoem as demais áreas, mas, parafraseando Vinícius de Moraes, a beleza do Tribunal do Júri é fundamental. É no Tribunal que a oratória impera, que o advogado possui um momento único de defesa do seu cliente, que ele se mostra ao povo. Esse evento surgiu para honrar a carreira dos grandes ídolos do Júri, homens e mulheres que nos ensinaram essa belíssima profissão”.


Dando início às homenagens, Flávio Fernandes concedeu comenda à vice-presidente estadual da Anacrim, Priscila Santos, por sua dedicação e pela representatividade das mulheres advogadas criminalistas do estado.

Segundo James Walker, também conselheiro da OABRJ, o evento comemora não só a longa trajetória do tribunal, mas a criação da Anacrim Nacional. Walker salientou o compromisso de inspirar a advocacia criminal para os advogados iniciantes, além de homenagear os contribuintes fundamentais na área. 

“A OABRJ é a nossa entidade mãe. Não existe a possibilidade de um advogado e de uma advogada ser membro da Anacrim sem ter uma inscrição válida na Ordem”, enfatizou Walker. “Esta casa é representativa para a associação, pois foi onde ela surgiu e isso muito nos honra. Esse dia de homenagens é para aqueles que nos motivaram a sermos advogados e advogadas criminalistas, para os que fizeram com que a advocacia criminal fluminense entrasse para a vitrine da advocacia nacional. E saliento neste plenário, que precisamos resistir enquanto advocacia criminal, em defesa do Estado democrático de Direito”, finalizou.


Homenagens em defesa do legado da advocacia criminal



A solenidade prosseguiu com homenagens a membros da advocacia criminal. Constituindo a segunda mesa do evento, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, recebeu a comenda como membro honorário da Anacrim Nacional e pela sua atuação na advocacia. 

Em seu discurso, a vice-presidente da Ordem frisou o papel dos advogados e advogadas criminalistas no fronte pelo direito à liberdade. 

“A advocacia criminal defende o que temos de mais sagrado na vida: a nossa liberdade, o direito de ir e vir, de se defender e o devido processo legal”, ressaltou a vice-presidente da Seccional. “Se hoje estou sentada aqui, neste lugar, é porque já tive que contar com a valiosa ajuda da advocacia criminal. Nós temos uma das Constituições mais democráticas da história do país em vigor, mas já vivemos tempos sombrios em nosso estado e foi a advocacia criminal que lutou na trincheira contra o arbítrio e o abuso de poder. O centro do combate contra as violações do avanço civilizatório conquistados na legislação é graças à advocacia criminal, a essas mulheres e homens que levantam essa bandeira para podermos retornar à vida democrática e à valorização da advocacia”.


O decano da advocacia criminal e do Júri no Brasil, Clóvis Sahione, iniciou o ciclo de homenagens aos jurados. Para Flávio Fernandes, é uma “honra e satisfação poder desfrutar da companhia desta figura emblemática do Júri, conhecido como o advogado das causas impossíveis, que no século XX, atuou em diversos casos no Júri”. 

Além de Sahione, os tributos seguiram aos advogados criminalistas Ubiratan Guedes, Alexandre Dumans, Matusalém Lopes, Paulo Ramalho, Marco Gouveia, Edson Ferreira, Francisco Santana, Michel Assef, Silva Neto e Murilo Peres; a procuradora de Justiça, Patrícia Glioche; aos desembargadores Maria Angélica Guedes e José Pinheiro Moinhos; e aos atuais e ex-defensores públicos, Darci Burlandi, Denis Sampaio, Glauce Maués, Fabio Uchôa, Marcelo Machado, Nilsomaro Rodrigues e Bernardett Rodrigues. 

A cerimônia teve outro momento especial dedicado para reverenciar a memória de advogados criminalistas que prestaram serviços ao Tribunal do Júri. Foram eles: Alfredo Tranjan, Antônio Carlos Barandiê, Ceci Santoro, Enedir Adalberto, Evandro Lins e Silva, Evaristo de Moraes, George Tavares, Humberto Telles, Jair Leite Pereira, Mauro Campelo, Nélio Andrade e Ronaldo Machado. 

O encerramento da solenidade se deu por meio de palestra com o tema “A importância da advocacia criminal no Estado democrático de Direito”, ministrada pelo advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, também homenageado pela Anacrim-RJ.

Abrir WhatsApp